Senador requer convocação imediata de GDias na CPMI do 8 de Janeiro
GDias foi incluído na lista de investigados pelo inquérito presidido por Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF)
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Esperidião Amin solicitou nesta quinta-feira (17/8) a convocação imediata do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, pela CPI do 8 de Janeiro.
Amin solicita que o general compareça à próxima reunião da CPI, na terça-feira (22/8). O requerimento de convocação de GDias já foi aprovado pela comissão.
Como revelado pela coluna, dois dias antes das invasões às sedes dos Três Poderes, GDias enviou à Agência Brasileira de Informação (Abin) um alerta sobre a intenção dos golpistas. Depois disso, o general não se comunicou mais com a agência, reaparecendo apenas no dia 8 de janeiro.
Segundo o ex-diretor-geral da Abin, Saulo Moura da Cunha, GDias também pediu uma adulteração nos relatórios que mostravam que ele havia sido avisado com antecedência sobre o risco de um ataque violento.
No pedido de convocação de GDias, o senador Esperidião Amin destacou a importância do ex-chefe do GSI prestar esclarecimentos à CPI. Amin lembrou ainda que o ex-chefe do GSI foi incluído, ontem, pelo ministro Alexandre de Moraes, na lista de investigados no inquérito sobre o 8 de janeiro.
“Ele passou a ser investigado ontem. É um fato novo. É o primeiro caso de investigação formal, no inquérito presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, de um suposto participante do conjunto de omissões sobre o qual tenho falado”, argumentou o senador.