Ramagem demite “boina vermelha” apontado pela Abin como extremista
Secretário parlamentar exonerado por Ramagem foi citado em relatório da Abin como integrante do grupo “boinas vermelhas”
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Alexandre Ramagem demitiu o secretário parlamentar David Nascimento da Conceição, citado em relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) como integrante de um “grupo extremista violento”. Conceição pretende se candidatar a vereador pelo Rio de Janeiro nas eleições de outubro deste ano.
Segundo a Abin, Conceição faz parte dos chamados “boinas vermelhas”, formado por reservistas do Exército Brasileiro. Ele serviu na Brigada Paraquedista, que tem como tradição o uso de uma boina grená.
O ex-secretário parlamentar de Ramagem havia sido nomeado em 27 de junho de 2023, um mês depois da CPMI do 8 de Janeiro solicitar à Abin os relatórios sobre o período que precedeu a invasão das sedes dos Três Poderes por militantes radicais. Ramagem ocupou o cargo de diretor-geral da Abin de julho de 2019 a março de 2022 e era membro titular da CPMI. Ele é o pré-candidato do PL a prefeito do Rio de Janeiro.
De acordo com relatório enviado à CPMI do 8 de Janeiro, cujo conteúdo foi divulgado pelo Congresso em Foco em novembro do ano passado, os “boinas vermelhas” teriam demonstrado “disposição para ações violentas” durante as manifestações que se seguiram à eleição de Lula em 2022.
“Seus membros se identificam como militares da reserva das brigadas de infantaria paraquedista do Exército Brasileiro. Alguns deles estavam nas proximidades da sede da Polícia Federal, no setor comercial norte de Brasília, na noite de 12 de dezembro de 2022, quando houve tentativa de invasão do órgão policial”, dizia o relatório.
“A presença do grupo na capital federal eleva o risco de ocorrência de ação violenta com potencial de impactar a posse do presidente eleito. Avalia-se que o grupo tem a capacidade, a motivação e os meios para planejar, executar ou prestar suporte a um ato extremista violento. Ademais, pode atuar como indutor de atos de vandalismo e obter a adesão de participantes da ocupação que originalmente não demonstravam propensão à violência”, alertava a Abin.
Questionado sobre a nomeação em 2023, Ramagem negou a participação do assessor em atos extremistas. “O Sr. Davi do Nascimento Conceição não tem qualquer relação com os atos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, muito menos com grupos extremistas”, disse Ramagem.
“Tarja Preta”
Nas redes sociais, David Nascimento da Conceição se apresenta como humorista e encarna o personagem “PQD Tarja Preta”, nome com o qual pretende se candidatar. “PQD” é a abreviatura de “paraquedista” na linguagem militar.
Em suas postagens, muitas delas usando a boina grená, Conceição brinca com a rotina do Exército e exalta a Brigada Paraquedista. Várias publicações feitas no final de 2022 mostram o ex-militar em manifestações e acampamentos de militantes contrários à eleição de Lula.
A coluna tentou contato com Conceição, mas ele não respondeu às mensagens. O espaço segue aberto.