metropoles.com

“PT passou a boiada na CPI do MST”, diz deputado excluído da comissão

Deputado da oposição ocupava vaga do PP na CPI e é um dos substituídos após pressão do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
Deputado Coronel Meira
1 de 1 Deputado Coronel Meira - Foto: Agência Câmara

Para o deputado Coronel Meira, do PL, o PT “passou a boiada” na CPI do MST. O parlamentar é um dos sete integrantes da oposição excluídos da comissão, nesta quarta-feira (9/8), após pressão do Planalto sobre o PP, Republicanos e União Brasil.

Meira ocupava uma das vagas do PP na CPI. Agora, será substituído por outro parlamentar mais alinhado com o governo Lula.

O deputado avalia que a articulação se deve ao desempenho da oposição na CPI. “Nós conseguimos chegar à ferida, como se diz, do movimento. A gente ouviu depoimentos, como ontem e hoje, com provas cabais de atuação miliciana, então eles se desesperaram”, disse Meira.

O termo “boiada” é usado frequentemente pelos deputados de esquerda para criticar a atuação de Ricardo Salles, relator da CPI, como ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro.

“A boiada é como eles colocam sempre, debochando dos membros da CPI que são conservadores. Eles se referem que a boiada iria passar”, disse o deputado.

“E hoje a boiada passou verdadeiramente na CPI do MST, com eles retirando sete membros e não permitindo a CPI de convocar o ministro Rui Costa”, reclamou.

Messias Donato e Diego Garcia deixaram a CPI ontem no fim da tarde. Hoje foram retirados Magda Mofatto, Coronel Meira, Clarissa Tecio, Nicoletti e Alfredo Gaspar.

As trocas ocorrem em meio à aproximação do Planalto com as duas legendas. A expectativa é que PP, Republicanos e União Brasil emplaquem ministros no governo Lula nos próximos dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?