metropoles.com

PT avança em indicações para órgãos de defesa com orçamento bilionário

PT busca ocupar espaços nas direções da Nuclep e Eletronuclear, órgãos estratégicos na execução do programa nuclear brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula submarino
1 de 1 Lula submarino - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O PT tem avançado na disputa pela indicação de cargos na Eletronuclear e na Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep). Integrantes do partido já estiveram reunidos com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para cobrar as nomeações.  Alegam que o PT não pode ceder a outros partidos o comando de órgãos de defesa nacional e que possuem orçamento bilionário.

Em relação à Eletronuclear, a intenção dos petistas abre disputa com os responsáveis pelas indicações dos atuais dirigentes.

A nomeação do advogado Raul Lycurgo Reis, para a presidência da Eletronuclear, já vem sendo questionada pelos deputados Júlio Lopes, do PP, e Áureo Ribeiro, do Solidariedade. Eles integram a Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares.

Na semana passada, a dupla convocou o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, para prestar esclarecimentos sobre a nomeação. Eles apontam a falta de experiência de Lycurgo no setor.

Já a Nuclep vem sendo comandado desde 2017 pelo contra-almirante Carlos Henrique Silva Seixas, indicado por Michel Temer. Ele foi mantido no governo Bolsonaro e cercado de outros 12 militares ocupando cargos de direção.

O grupo que comanda a Nuclep ainda é ligado ao ex-ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, também militar.

Desde a eleição de Lula, os funcionários da empresa pressionam o governo por mudanças na direção. A intenção do PT é substituir esses diretores por indicações do partido.

Com orçamentos bilionários, a Eletronuclear e a Nuclep são considerados estratégicos no programa nuclear brasileiro. A Nuclep é responsável pelo projeto do submarino nuclear. Em março, Lula visitou a sede do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), em Itaguaí (RJ), onde a Nuclep está instalada. 

A Eletronuclear gerencia as atividades das usinas nucleares de Angra 1, 2 e 3. Desde 2022, a Eletronuclear é administrada pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBPar). A empresa assumiu as atividades da Eletrobrás que não podem ser privatizadas, incluindo a usina de Itaipu Binacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?