metropoles.com

Presidente do PSB vê João Campos disputando a Presidência

Pesquisas que apontam reeleição de João Campos no primeiro turno em Recife animam Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB

atualizado

Compartilhar notícia

Câmara dos Deputados
João Campos
1 de 1 João Campos - Foto: Câmara dos Deputados

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), chegou à marca de 76% de intenção de voto na pesquisa Datafolha divulgada nesta semana, mantendo-se como o candidato com melhor performance nas capitais. O número entusiasma aliados. Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira afirma que o caminho natural de Campos será, num futuro não muito distante, disputar a Presidência da República.

“Concordo inteiramente [que João Campos será candidato ao Planalto], mas isso se forja na luta. Ele tem potencial para se tornar um excelente líder, mas isso toma forma nos embates políticos, compreendendo e criando na prática uma forma moderna de fazer política”, disse à coluna.

4 imagens
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); e o presidente do PSB, Carlos Siqueira.
Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB
Lula com o prefeito João Campos
1 de 4

Prefeito do Recife, João Campos, e deputada Tabata Amaral

Divulgação
2 de 4

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); e o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

3 de 4

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB

PSB/Reprodução
4 de 4

Lula com o prefeito João Campos

Ricardo Stuckert/PR

Natural do Recife, Siqueira assumiu a presidência do PSB em 2014, após o acidente aéreo que matou Eduardo Campos, pai de João, em meio à campanha do socialista à Presidência da República. Com seu mandato à frente da sigla está perto do fim, ele se prepara para passar o bastão e enxerga João Campos como o nome para liderar o PSB a partir de maio de 2025.

“Já estou tempo demais, são dez anos. Já avisei claramente que este seria o meu último mandato. Tenho um bom vice… Se ele aceitar, vou ficar muito honrado e feliz. Seria a terceira geração da família que acompanho. O avô [o ex-governador Miguel Arraes], o pai e, agora, entregar ao filho. Seria um momento muito especial”, disse Siqueira.

Pesquisa no Recife

De acordo com o levantamento, João Campos tem uma vantagem numérica de 70% sobre o segundo colocado, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), que aparece com 6% de intenção de voto. Na sequência, estão: Daniel Coelho (PSD), com 5%; Dani Portela (PSOL), com 4% e Técio Teles (Novo). Brancos e nulos somam 5%, enquanto os indecisos são 2%.

A pesquisa do Datafolha entrevistou 910 eleitores do Recife entre os dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, com índice de confiabilidade é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feito com o código PE-06023/2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?