metropoles.com

Presidente da CPI vai consultar Moraes sobre documentos sigilosos

Presidente da CPI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia, vai consultar Moraes sobre compartilhamento de informações sigilosas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
CPMI do 8 de Janeiro
1 de 1 CPMI do 8 de Janeiro - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O presidente da CPI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia, vai consultar o ministro Alexandre de Moraes sobre o compartilhamento de documentos sigilosos.

A cobrança foi feita nesta terça-feira (6/6) por deputados de oposição que integram a CPI.  Durante o debate sobre o plano de trabalho apresentado pela relatora Eliziane Gama, a senadora disse não ser necessário o compartilhamento de documentos sigilosos.

A documentação se refere, principalmente, a dados e comunicados da Agência Brasileira de Informações (Abin) a respeito do 8 de janeiro. Esses dados constam no inquérito em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

A postura de Eliziane, que recebeu o apoio de outros parlamentares governistas, contraria o comportamento adotado durante a CPI da Covid, em 2021. Naquela oportunidade, a então oposição conseguiu derrubar o sigilo de documentos que acabaram ensejando outras investigações sobre o governo Bolsonaro.

A manutenção dos sigilos na CPI do 8 de janeiro, por outro lado, foi repudiada pela oposição. O senador Marcos do Val, por exemplo, lembrou da divulgação de imagens sigilosas que mostravam o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, dentro o Palácio do Planalto durante a invasão do prédio.

“Se não fosse a divulgação dessas imagens, a CPI nem teria sido instalada. Nós nem estaríamos aqui”, disse o senador.

“Acho prudente, antes de ser enviado um requerimento para que o Supremo abra esse sigilo, que eu, como presidente, tenha uma conversa com o presidente do inquérito no Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes. Vou solicitar ainda hoje essa audiência”, disse Maia.

Segundo o deputado, a próxima reunião da CPI do 8 de janeiro acontece na próxima terça-feira (13/6). Na pauta está a votação de todos os requerimentos e pedidos de informações apresentados à comissão até a segunda-feira (5/6), com exceção dos que tratam de documentos sigilosos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?