Bolsonaro se reunirá com presidenciável Caiado de olho em 2026
Elogiado por Bolsonaro e cotado para disputar o Planalto em 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, receberá o ex-presidente em Goiânia
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Bolsonaro será recebido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A previsão é que o chefe do Executivo goiano hospede o ex-presidente nesta sexta-feira (27/10) e no sábado.
Ambos deverão discutir o cenário eleitoral de 2026. Condenado à inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro vê Caiado como “um dos bons nomes” para disputar a Presidência.
Em entrevista ao Metrópoles, o governador confirmou o desejo de disputar o Planalto.
A pauta da segurança pública, dos costumes e o antilulismo são alguns dos pontos de intercessão entre governador e ex-presidente, representantes do campo conservador.
Como a coluna antecipou em abril, outros nomes são analisados por Bolsonaro além de Caiado. Entre eles, os dos governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Junior (Paraná). A senadora Tereza Cristina (Mato Grosso do Sul), muito ligada ao agronegócio, também agrada ao ex-presidente.
O núcleo de Bolsonaro, contudo, faz uma ressalva em relação à eventual candidatura de Tarcísio de Freitas em 2026. Embora elogiado pelo ex-presidente, o governador de São Paulo ainda está em seu primeiro mandato, podendo concorrer à reeleição.
Por outro lado, Caiado, Zema e Ratinho Júnior foram reeleitos em primeiro turno em seus respectivos estados.
Bolsonaro não deverá anunciar apoio a ninguém antes de 2026.
Reaproximação
Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado chegaram a ficar um período afastados por posições opostas durante a pandemia de Covid-19.
Na ocasião, Caiado, que é médico, defendeu rigor na implementação de medidas que seguissem as recomendações das autoridades sanitárias, em postura dissonante com a do então presidente.
Após o distanciamento, contudo, ambos se reaproximaram e restabeleceram bom diálogo.