metropoles.com

Integrante da cúpula da PGR alfineta Moraes em parecer enviado ao STF

Subprocurador-geral da República, Carlos Frederico alfinetou Alexandre de Moraes em parecer enviado ao próprio ministro do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/ Metrópoles
Constragolpe Deputado Moraes Foto colorida de Alexandre de Moraes - Metrópoles
1 de 1 Constragolpe Deputado Moraes Foto colorida de Alexandre de Moraes - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/ Metrópoles

Subprocurador-geral da República, Carlos Frederico alfinetou Alexandre de Moraes em parecer enviado ao próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento, que data do último dia 18/10, o integrante do Ministério Público se manifestou contrário à inclusão de Lula em inquérito que investiga a apropriação de presentes de luxo recebidos por Bolsonaro na Presidência.

O detalhe é que, ao justificar sua posição, Carlos Frederico mandou recado para Alexandre de Moraes. Escreveu o subprocurador-geral da República:

“O tempo vem evidenciando que, sob a motivação de apuração de ataques à Democracia e ao Estado de Direito, determinadas investigações têm angariado objeto amplo e periodicamente modulado, para alcançar fatos e pessoas distintas, em pontos de investigação separados por apensos e novos procedimentos investigatórios criminais, sem relação de conexão ou continência”.

4 imagens
Relógio Piaget de Lula que motivou pedido de inclusão do presidente em inquérito
Na comissão de Segurança da Câmara, Rodrigo Valadares questiona afastamento de militares
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 4

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 4

Relógio Piaget de Lula que motivou pedido de inclusão do presidente em inquérito

Reprodução/Redes sociais
3 de 4

Na comissão de Segurança da Câmara, Rodrigo Valadares questiona afastamento de militares

Agência Câmara
4 de 4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Igo Estrela/Metrópoles

Continuou Carlos Frederico:

“Afigura-se necessário estabelecer filtragens a petições com claro viés político, que pretendem causar confusão jurídica e incriminar opositores por meio de conjecturas e abstrações desprovidas de elementos mínimos.

De modo que deve ser negado seguimento a pleitos manifestamente descabidos, otimizando os misteres funcionais dos órgãos ministerial e jurisdicional, com distanciamento do aparato judiciário das divergências políticas e ideológicas entre candidatos e partidos em período eleitoral e pós-eleitoral.”

Carlos Frederico externou ao próprio Alexandre de Moraes uma crítica recorrente feita pela cúpula da PGR ao ministro do STF.

Ressalte-se que a vice-procuradora-geral da República na gestão de Augusto Aras, Lindôra Araújo, chegou a afirmar que Moraes praticou “fishing expedition” [ou pescaria probatória] ao determinar a apreensão dos celulares de Bolsonaro e Mauro Cid.

Por essa ótica, a apreensão dos aparelhos teria objetivo de checar o cometimento de possíveis crimes não relacionados à investigação original, que mirava fraude em carteiras de vacinação.

O pedido de inclusão de Lula no inquérito que mira Bolsonaro havia sido feito pelo deputado bolsonarista Rodrigo Valadares, que citou um relógio Piaget de R$ 80 que Lula ganhou do ex-presidente da França Jacques Chirac.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?