metropoles.com

PF ouve resposta de Ramagem ao apurar reunião secreta com Abin de Lula

Revelada pela coluna, reunião secreta entre deputado Alexandre Ramagem (PL) e o chefe da Abin de Lula entrou na mira da Polícia Federal (PF)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
PF apura Abin Lula Ramagem
1 de 1 PF apura Abin Lula Ramagem - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) apura reunião secreta do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) com o chefe da Abin de Lula, Luiz Fernando Corrêa. Fora da agenda oficial, o encontro ocorreu em 16/6/2023, na sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e foi revelado com exclusividade pela coluna em janeiro deste ano.

No depoimento concedido por Ramagem na quarta-feira passada (17/7), a PF questionou o motivo da conversa envolvendo o parlamentar, que foi diretor-geral da Abin no governo Bolsonaro, e o atual comandante da agência, visto com desconfiança por parte do entorno de Lula.

2 imagens
Luiz Fernando Corrêa e Andrei Rodrigues
1 de 2

Chefe da Abin de Lula, Luiz Fernando Corrêa é alvo de desconfiança na PF e na própria Abin

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 2

Luiz Fernando Corrêa e Andrei Rodrigues

Reprodução

Em sua oitiva, Alexandre Ramagem respondeu que foi a assessoria da Abin quem o procurou para agendar o encontro com Corrêa. Disse ainda que a visita foi “institucional” e que se colocou como um canal entre a agência e o Congresso Nacional, inclusive para disponibilizar emendas parlamentares.

Ramagem informou que, além de se encontrar com o diretor-geral da Abin, participou de reuniões semelhantes com outros nomes do governo, como o diretor-geral da Polícia Federal [Andrei Rodrigues], o superintendente da PF no Rio de Janeiro [Leandro Almada] e o superintendente da PF no Distrito Federal [Cezar Luiz Busto de Souza].

De acordo com Ramagem, que é delegado licenciado da PF, as referidas agendas ocorreram por causa de sua atuação legislativa, voltada para a área de segurança. O depoimento ocorreu no âmbito do inquérito que investiga suposta “Abin paralela” no governo Bolsonaro.

Alexandre Ramagem é o pré-candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro e aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do prefeito Eduardo Paes (PSD).

Tensão PF x Abin

Em um dos momentos mais tensos da investigação até aqui, a Polícia Federal solicitou ao comando da Abin a lista de todas as pessoas que foram monitoradas pelo First Mile, software israelense que consegue identificar, em tempo real, a localização do alvo com base no sinal do aparelho celular.

A Abin, porém, enviou apenas os números telefônicos, alegando não ser possível associá-los aos respectivos nomes. A postura de Luiz Fernando Corrêa nesse episódio foi vista como “pouco colaborativa”, tanto por investigadores da PF quanto por servidores efetivos da própria agência.

A PF não engoliu a justificativa. Na corporação, chegou-se a cogitar um pedido de prisão preventiva de mais servidores da Abin, além dos que já haviam sido detidos. Coube à cúpula da Polícia Federal, encabeçada por Andrei Rodrigues, entrar em campo para aparar as arestas.

Luiz Fernando Corrêa, contudo, permanece com prestígio junto a Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?