PF entra em alerta com crescimento do Comando Vermelho no Nordeste
Modus operandi do Comando Vermelho (CV) acendeu alerta da Polícia Federal (PF) no combate ao tráfico de drogas no Nordeste
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) entrou em alerta após registrar crescimento do Comando Vermelho no Nordeste. O avanço da facção causa preocupação, em especial, por conta da conduta extremamente violenta de seus integrantes.
Investigadores ouvidos pela coluna citam outras facções do tráfico de drogas como mais “cerebrais” e “organizadas”, evitando derramamento de sangue. Já o CV, pontuam, tem como modus operandi o enfrentamento, mirando inclusive o assassinato de policiais.
Esse crescimento foi registrado ao longo dos últimos anos em estados como a Bahia, onde um agente da PF foi assassinado nesta sexta-feira (15/9), Paraíba e Rio Grande do Norte.
PF cria grupo para combater tráfico
Para tentar conter o avanço de facções criminosas, a Polícia Federal passou a coordenar a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado. Chamadas de “Ficcos”, elas já foram instaladas em todos os estados brasileiros e abrangem também as polícias Civil, Militar, Penal Estadual e Penal Federal.
No último dia 5, uma operação do Ficco da Paraíba prendeu 11 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, aliciamento de menores e até estupro de vulnerável.
Em agosto, em outra frente de investigação, o Ficco da Paraíba identificou e prendeu suspeitos de incendiarem um ônibus que resultou na morte de um motorista.