PF e Civil investigarão comércio da Maré por relação com CV e milícia
Polícia Federal (PF) e Polícia Civil do Rio investigam comércios da Maré por lavagem de dinheiro para Comando Vermelho, 3º Comando e milícia
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Rio de Janeiro acabam de dar início a uma operação conjunta para investigar comerciantes do Complexo da Maré por suposta participação em esquema de lavagem de dinheiro para beneficiar facções ligadas ao tráfico de drogas e à milícia.
A suspeita é que, em diferentes áreas da imensa Maré, donos de comércios de cinco segmentos atuem em conluio com traficantes do Comando Vermelho (CV), do Terceiro Comando, além de uma organização chefiada por miliciano. As facções disputam o domínio do complexo.
O foco dos investigadores da PF e da Polícia Civil estará, sobretudo, na venda de água, bebidas alcoólicas, alimentos, construções e TV a cabo. O mapeamento de todos esses comércios da região já começou a ser feito.
A coluna apurou que a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) vão atuar em conjunto com as polícias. O objetivo é rastrear o dinheiro para identificar os comparsas do crime organizado e, assim, desestruturá-lo financeiramente.
A suspeita é que o dinheiro “lavado” no Complexo da Maré abasteça não só criminosos da capital, mas também de outros municípios do Rio de Janeiro.
Nesta segunda-feira (9/10), uma reunião com representantes dos governos federal e estadual definiu diretrizes para a operação.