Petistas veem Gleisi se movimentando para suceder a Lula
Petistas veem a deputada Gleisi Hoffmann, atual presidente do partido, movimentando-se para suceder a Lula na disputa à Presidência
atualizado
Compartilhar notícia
Petistas que integrarão o futuro governo veem a deputada Gleisi Hoffmann, atual presidente do partido, movimentando-se para suceder a Lula, 77 anos, na disputa presidencial.
Gleisi está em busca de protagonismo e se empenhou em comandar um ministério. Lula bateu o pé e a manteve fora da Esplanada.
Disse a ela que, se deixasse a presidência do PT, deflagraria uma inconveniente disputa interna num momento de estruturação do governo.
Gleisi, então, pediu para virar ministra quando deixar o comando da sigla, no fim de 2023. Lula sinalizou positivamente. A expectativa é que Gleisi comande uma importante pasta de articulação para aumentar sua influência política.
Segundo experientes petistas, Fernando Haddad não está sozinho como possível candidato do PT à sucessão presidencial.
(Atualização às 11h40 de 29/12/2022: Procurada inicialmente, Gleisi não retornou o contato. Após a publicação da nota, enviou um posicionamento à coluna.
“A deputada Gleisi Hoffmann não reivindicou ministério para si, nem hoje nem para o futuro. Desde que assumiu a presidência do PT, em 2017, trabalhou para unificar o partido em torno do projeto político que culminou com a eleição do presidente Lula. Ela cumprirá seu mandato e suas responsabilidades partidárias, mantendo total sintonia com o presidente Lula, e desautoriza especulações”.)