metropoles.com

Pesquisador que negou segunda onda de Covid-19 assume direção do Inpa

Pesquisa comandada por Henrique Pereira negava possibilidade de novo pico de contaminações por Covid-19 no Amazonas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Pesquisador Henrique Pereira Inpa
1 de 1 Pesquisador Henrique Pereira Inpa - Foto: Reprodução

O pesquisador Henrique dos Santos Pereira, autor de um estudo de 2020 que negava a possibilidade de uma segunda onda de Covid-19, assumiu nesta quinta-feira (16/11) a direção do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O estudo coordenado por Pereira em 2020 defendeu que o novo coronavírus sofreria remissão “por conta própria”. A pesquisa foi publicada no Boletim Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Atlas Amazonas (ODS Atlas Amazonas), no dia 10 de maio de 2020.

2 imagens
Pesquisador Henrique Pereira assumiu a direção do Inpa
1 de 2

Pesquisa de Henrique Pereira foi publicada e maio de 2010

2 de 2

Pesquisador Henrique Pereira assumiu a direção do Inpa

Reprodução

O grupo liderado por Pereira concluiu que não haveria possibilidade de um novo pico de contaminações a curto prazo e que Manaus seria “a primeira cidade do país a superar a crise”.

Cinco meses depois da publicação, Manaus, capital do Amazonas, registrou altos índices de transmissão do vírus, com o surgimento da variante P1 da Covid-19, conhecida como Gama. A variante provocou o colapso do sistema de saúde do estado. Entre novembro de 2020 e junho de 2021, mais de 10 mil pessoas morreram de Covid-19 no estado.

A pesquisa chefiada por Pereira foi alvo de um artigo assinado por oito pesquisadores de seis instituições brasileiras que acusaram Pereira de gerar desinformação sobre a Covid-19.

Intitulado “Desinformação causou aumento da mobilidade urbana e fim do confinamento social antes da segunda onda da Covid-19 na Amazônia”, o artigo, publicado na revista científica Journal of Racial and Ethnic Health Disparities, apontava falhas na metodologia aplicada por Pereira.

Na pesquisa, o agora diretor do Inpa usava o modelo logístico, e não epidemiológico, para prever taxas de crescimento de casos e de óbitos causados pela Covid-19.

O Inpa tem a função de disseminar conhecimentos e capacitação e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A nomeação de Pereira foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Pereira substitui a bióloga e pesquisadora Antonia Maria Ramos Franco, servidora de carreira do Inpa e que comandava a instituição desde 2018.

A escolha de Antônia Franco não foi bem recebida pela comunidade científica em 2018. Ela não participou do processo de seleção interna e foi indicada por generais do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Henrique Pereira é professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ex-superintendente do Ibama-AM. Ele foi um dos quatro selecionados por uma comissão responsável por definir a lista enviada para o MCTI. Ele deverá permanecer no cargo por um período de quatro anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?