metropoles.com

Pego no flagra, hospital federal diz que solicitou remédio por engano

Após fiscalização da CGU, hospital federal especializado em câncer no RJ disse ter se equivocado ao licitar remédio que não consta na grade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Hospital Medicamento câncer trastuzumabe
1 de 1 Hospital Medicamento câncer trastuzumabe - Foto: Reprodução

Após fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU), o Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, desistiu de participar de uma licitação para compra de medicamento para tratamento de câncer. A CGU apontou risco de sobrepreço em dois dos cinco medicamentos incluídos no pregão.

Na licitação, o hospital Federal da Lagoa dizia ter uma demanda de 50 unidades de Trastuzumabe por mês, ou seja, cerca de 600 por ano. Depois do questionamento da CGU, porém, o hospital alegou ter se enganado com relação à demanda e à apresentação do medicamento. A instituição acabou se retirando do certame.

 “O HFL manifestou-se em resposta à consulta formulada pela CGU, declarando que houve equívoco no dimensionamento da necessidade, e mesmo na opção por solicitar o medicamento, visto que, segundo a própria unidade, a apresentação disposta no item 1 [Trastuzumabe 420mg] não é a que o HFL mantém em sua grade de medicamentos. Caso prosperasse, a consequência desta ação seria aquisição de medicamento em quantidade e apresentação inadequadas para consumo pela unidade requisitante”, alertou a CGU.

A especificação do Trastuzumabe de 420mg, usado no tratamento contra câncer de mama, também foi apontada como fator que restringia a participação de outras empresas na licitação. Apenas uma empresa forneceu proposta para esse tipo de apresentação, enquanto outras trabalhavam apenas com a de 440mg.

A licitação foi aberta em 2022 e era encabeçada pelo Instituto Nacional do Câncer. O certame previa a compra de Trastuzumabe 420mg e Octreotida LAR 20mg, entre outros medicamentos contra câncer. De acordo com a CGU, esses dois medicamentos foram cotados na licitação com preços acima do mercado.

Como forma de sanar os problemas apresentados pela CGU, o Instituto Nacional do Câncer decidiu excluir o Trastuzumabe e a Octreotida da licitação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?