Pedido de impeachment de Lula é protocolado com 139 assinaturas
Pedido conta com o maior número de assinaturas já registrado e deverá ser analisado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira
atualizado
Compartilhar notícia
O pedido de impeachment de Lula pelas declarações sobre as ações de Israel na Faixa de Gaza foi protocolado na Câmara dos Deputados com 139 assinaturas. O documento deverá ser analisado pelo presidente da Casa, Arthur Lira.
À coluna a deputada Carla Zambelli, que encabeça o pedido de impeachment, disse acreditar que o requerimento será encaminhado para a pauta de votações por Arthur Lira.
“Não era provável que Eduardo Cunha [ex-presidente da Câmara] acolheria o pedido contra Dilma. Mas acolheu e submeteu ao plenário. Pela pressão popular e pela própria briga com Dilma. A relação do Lula com as pessoas é instável. Caso perca a ponte com o governo, Lira pode se sensibilizar, como já aconteceu antes”, disse Zambelli.
O pedido de impeachment foi motivado pelas declarações de Lula comparando as ações de Israel ao Holocausto judeu promovido pela Alemanha nazista.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula no domingo (18/2), durante viagem ao Egito.
O requerimento já tem o maior número de assinaturas já registrado e, segundo Zambelli, deverá ganhar mais quatro na segunda-feira (26/2). Um aditamento já foi apresentado pela deputada. Assim, o documento deve ser firmado com um total de 143 assinaturas.