metropoles.com

Oposição quer convocar Marina Silva sobre incêndios

Marina Silva se tornou alvo do dos parlamentares, que apontam que a crise dos incêndios se arrasta desde janeiro desde ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
1 de 1 A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A oposição na Câmara articula a convocação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, como forma de aumentar o desgaste do governo Lula diante da crise causada pelos incêndios, que deixaram cidades inteiras cobertas por uma nuvem de fumaça desde o final de semana. O requerimento para convocá-la foi assinado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP) nesta terça-feira (27/08).

Ciente da dificuldade de convocar a ministra na Comissão de Meio Ambiente, onde a esquerda concentra sua força, a oposição decidiu apresentar o requerimento também na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). A expectativa é que ele seja votado em setembro, visto que as reuniões do colegiado foram canceladas nesta semana.

6 imagens
Pantanal
Pantanal
Equipe de voluntários trabalha na manutenção de pontes de madeira ao longo da rodovia Transpantaneira, em Poconé, MT, coração do Pantanal brasileiro
Pantanal
Incêndios no Pantanal já batem recorde desde início da série histórica
1 de 6

Casos de incêndio no Pantanal se quadruplicaram em relação ao ano passado

Arquivo/Agência Brasília
2 de 6

Pantanal

Getty Images
3 de 6

Pantanal

Bruno Rezende / governo do MS
4 de 6

Equipe de voluntários trabalha na manutenção de pontes de madeira ao longo da rodovia Transpantaneira, em Poconé, MT, coração do Pantanal brasileiro

Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images
5 de 6

Pantanal

Reprodução/ Getty Images
6 de 6

Incêndios no Pantanal já batem recorde desde início da série histórica

Marcelo Camargo/Agência Brasil

No pedido de convocação, Kataguiri argumenta que a crise dos incêndios se arrasta desde o início do ano e precisa ser fiscalizada. Ele cita que, nos primeiros quatro meses do ano, os satélites registraram 17.182 queimadas em todo o País, valor 81% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

“É de suma importância que esta Comissão fiscalize de maneira rigorosa a aplicação dos recursos destinados ao combate aos incêndios, garantindo que os investimentos estejam sendo utilizados de forma eficaz e transparente”, argumentou Kataguiri.

Marina Silva convocou a PF para o enfrentamento ao fogo

Marina Silva anunciou, no último domingo (25/8), que a Polícia Federal investigará os incêndios que devastam o país nesta tempoarada. O anúncio foi feito após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Como mostrou o Metrópoles, a Polícia Federal abriu dezenas de inquéritos para investigar a autoria de incêndios. Suspeitos de provocar fogo de maneira proposital foram presos em São Paulo e Goiás.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?