metropoles.com

Oposição cobra ministras sobre estupro coletivo de criança Yanomami

Deputados de oposição querem explicações sobre providências administrativas e ações interministeriais após caso ocorrido em Roraima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Oposição Sônia Guajajara Nísia Trindade
1 de 1 Oposição Sônia Guajajara Nísia Trindade - Foto: Reprodução

A oposição na Câmara cobra explicações das ministras da Saúde, Nísia Trindade, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, sobre o estupro coletivo de uma menina Yanomami de 11 anos. A convocação das duas ministras foi solicitada pelos deputados Hélio Lopes e Mariana Carvalho, na Comissão de Segurança Pública da Casa.

Dois adultos e dois adolescentes, todos indígenas da tribo Yanomami, violentaram a menina no dia 18, em Boa Vista (RR), nas proximidades de uma Casa de Saúde Indígena (Casai), após fazê-la ingerir bebida alcoólica.

4 imagens
Criança yanomami sendo atendida por uma médica do SUS, em janeiro
Sobrevoo no início de 2020 mostra atividade de garimpo na TI Yanomami
Oposição quer ouvir Sônia Guajajara e Nísia Trindade
1 de 4

Estupro aconteceu próximo à Casa de Saúde Yanomami

Igor Evangelista/MS
2 de 4

Criança yanomami sendo atendida por uma médica do SUS, em janeiro

Igor Evangelista/MS
3 de 4

Sobrevoo no início de 2020 mostra atividade de garimpo na TI Yanomami

Chico Batata/Greenpeace
4 de 4

Oposição quer ouvir Sônia Guajajara e Nísia Trindade

Reprodução

Segundo o requerimento de Hélio Lopes para convocação de Nísia Trindade, a menina teria sido embriagada “dentro da Casa de Saúde Indígena”. O parlamentar questiona sobre a providências que serão adotadas pelo Ministério da Saúde com relação ao caso.

“Trata-se de crime bárbaro a que esta Comissão de Segurança deve estar atenta, com vistas à proteção das diversas comunidades indígenas que são atendidas pelas Casas de Saúde Indígena espalhadas pelo território brasileiro”, argumenta o deputado.

Já a deputada Mariana Carvalho cobra também esclarecimentos sobre as ações interministeriais que podem ser adotadas “em favor da proteção de direitos e defesas da vida” da criança Yanomami vítima do estupro.

“Solicito a presença da ministra de Estado da Saúde Sra. Nísia Trindade nesta Comissão para que esclareça as reais políticas de proteção desenvolvidas pelo ministério da Saúde, bem como a respeito das providências administrativas e interministeriais tomadas em favor da proteção de direitos e defesa da vida das Crianças yanomamis abrigadas na casa de saúde Casa-Y”, diz o requerimento da deputada.

No pedido de convocação da ministra Sônia Guajajara, Hélio Lopes lembrou as atribuições do Ministério dos Povos Indígenas.

“Considerando que a segurança e garantia dos direitos dos povos indígenas se encontram dentro da competência do Ministério dos Povos Indígenas, é preciso que a ministra responsável compareça a esta Casa para prestar os devidos esclarecimentos quanto aos fatos narrados e, ainda, quanto às providências tomadas com relação ao ocorrido e também para evitar outras ocorrências como essa”, diz o deputado.

A convocação das duas ministras deve ser aprovada pela Comissão de Segurança Pública em janeiro, quando os trabalhos da Câmara serão retomados. Em sua maioria, o colegiado é formado por deputados de oposição ao governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?