metropoles.com

O que Pacheco disse ao receber pedido de impeachment de Moraes

Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Pacheco avaliou o argumento da oposição para pedir o afastamento de Alexandre de Moraes do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
áudio presidente ministro Alexandre de Moraes e Rodrigo Pacheco
1 de 1 áudio presidente ministro Alexandre de Moraes e Rodrigo Pacheco - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) conversou com senadores de oposição ao receber o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (9/9). Ao estilo mineiro, Pacheco apresentou ressalvas à ofensiva contra o magistrado, mas afirmou que analisaria “com zelo” o documento, que também conta com a adesão de 150 deputados.

“Sempre tive muita prudência ao avaliar impeachment em relação a atos jurisdicionais. Decisões judiciais, por mais equivocadas que sejam, são passíveis de recursos, e é inusitado pensar em cassar um ministro por uma decisão jurisdicional quando outros ministros [do STF] confirmaram a mesma decisão. Por essa mesma razão, eles poderiam ter o mesmo destino [o afastamento]. Só essa prudência que temos… Vou ter todo o zelo [na análise do pedido]”, disse Pacheco.

Em meio às negociações para sua sucessão no comando do Senado e preparando-se para uma eventual disputa pelo governo de Minas Gerais em 2026, Pacheco tem evitado embates diretos com a oposição. Dessa forma, ele encaminhou o pedido de impeachment para a análise da Advocacia do Senado.

Nos bastidores, a avaliação é que são poucas as chances de Pacheco dar sequência ao pedido de afastamento de Moraes. Os senadores avaliam que o presidente do Senado já escolheu sua batalha quando pautou e aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões individuais de ministros do STF. O texto ainda precisa ser aprovado na Câmara.

Ofensiva contra Moraes

O pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes ocorre em meio ao embate com o empresário Elon Musk, que levou ao bloqueio do X, antigo Twitter, no Brasil.

No sábado (7/9), bolsonaristas foram à Avenida Paulista para pedir a saída de Moraes. A resistência de Pacheco em dar sequência ao pedido de afastamento fez o presidente do Congresso Nacional figurar como um dos alvos prioritários dos manifestantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?