O plano de Bolsonaro caso fique inelegível
Bolsonaro avalia papel nas eleições municipais de 2024 e na disputa presidencial de 2026, caso seja condenado à inelegibilidade
atualizado
Compartilhar notícia
Caso seja julgado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 22, Bolsonaro não deverá se afastar das disputas políticas.
O ex-presidente acredita que terá papel importante nas eleições municipais de 2024, assim como na eleição presidencial de 2026. Mesmo que não possa disputar um mandato, Bolsonaro é considerado um “cabo eleitoral” de peso.
Hoje, a principal aposta de Bolsonaro nas eleições de 2026, caso fique inelegível, é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O ex-presidente, porém, não descarta o nome de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, para a disputa presidencial. O filho, Flávio Bolsonaro, e o governador do Paraná, Ratinho Junior, também estão no radar de Bolsonaro.
A definição vai depender do cenário político nos próximos meses, com o andamento da CPI do 8 de janeiro. E, claro, da decisão do TSE sobre sua inelegibilidade.
Caso seja condenado, Bolsonaro pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Uma decisão da Corte favorável a ele, no entanto, é considerada improvável.