metropoles.com

O candidato que deixará a disputa eleitoral em SP menor do que entrou

De todos os candidatos a prefeito de São Paulo, um caminha a passos largos para deixar a campanha eleitoral menor do que entrou na disputa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TV Bandeirantes
Montagem com imagens coloridas mostra os candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal, José Luiz Datena, Tabata Amaral, Guilherme Boulos e Ricardo Nunes
1 de 1 Montagem com imagens coloridas mostra os candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal, José Luiz Datena, Tabata Amaral, Guilherme Boulos e Ricardo Nunes - Foto: Divulgação/TV Bandeirantes

De todos os candidatos a prefeito de São Paulo, um caminha a passos largos para deixar a campanha menor do que entrou: José Luiz Datena. E não apenas do ponto de vista eleitoral, uma vez que as intenções de voto no apresentador diminuem a cada nova pesquisa.

Datena já vinha dando mostras de descontrole emocional. Xingou militantes de seu próprio partido, o PSDB, de “filhos da p*”. Deixou uma sabatina chorando após reconhecer a dificuldade de fazer com que os paulistanos votem nele. E, no domingo, o destempero culminou na agressão a Pablo Marçal.

Acostumado a ditar o rumo do programa que comanda na televisão, Datena demonstrou despreparo ao enfrentar situações que fogem ao seu controle. Campanha não é para qualquer um. Vencê-la, menos ainda.

Parte da esquerda celebra a cadeirada em Pablo Marçal. Como se a agressão fosse justificada ante a retórica do ex-coach. Quem defende a prática, contudo, deveria fazer um exercício de reflexão. E se fosse um candidato de direita agredindo um adversário sob o manto da “defesa da honra”?

3 imagens
Datena e Pablo Marçal
Pablo Marçal no hospital após ser agredido por José Luiz Datena em debate da TV Cultura
1 de 3

Datena arremessou cadeira em Marçal no início do quarto bloco. Os dois discutiam após Marçal relembrar acusação de assédio sexual contra o apresentador

Reprodução/TV Cultura
2 de 3

Datena e Pablo Marçal

Reprodução
3 de 3

Pablo Marçal no hospital após ser agredido por José Luiz Datena em debate da TV Cultura

Reprodução

Eventuais calúnias, injúrias e difamações devem ser punidas na esfera judicial. A violência praticada por Datena contra Marçal, cena de Faroeste que marcará 2024, é uma ode à não-política.

Enquanto a maioria dos candidatos aproveita os holofotes para crescer politicamente, até visando futuras eleições, Datena caminha para sair da disputa menor do que entrou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?