Nova pesquisa dá munição a Ricardo Nunes contra Marçal
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes citará simulações de segundo turno na pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (3/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) usará como munição um dado da última pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (3/9). O emedebista passará a alardear que tem mais chances que Pablo Marçal (PRTB) de derrotar Guilherme Boulos (PSol) num eventual segundo turno contra o psolista.
De acordo com o levantamento, Ricardo Nunes venceria Boulos numa disputa direta, com 45% das preferências contra 35%. Já Marçal teria menos chances de vencer o psolista, uma vez que atingiu 37% contra 40% de Boulos, configurando um empate técnico. Entre Nunes e Marçal, o candidato à reeleição venceria com 39% contra 33%, ainda de acordo com a pesquisa.
Dessa forma, o emedebista tentará angariar o chamado “voto útil” da direita no primeiro turno, sob o argumento de que tem mais chances de derrotar Boulos. Como mostrou a coluna, a direita passou a sonhar com a possibilidade de um segundo turno sem Boulos, uma vez que há empate técnico entre os três.
Apesar disso, as campanhas de Nunes e Marçal trabalham com possibilidade concreta de Boulos no segundo turno, uma vez que ele não disputa votos da esquerda da mesma maneira que o prefeito e o ex-coach brigam pelo eleitorado conservador.
Empatados no primeiro turno
O levantamento mostra Pablo Marçal numericamente à frente, com 21% de intenção de voto. Em seguida, estão Ricardo Nunes e Guilherme Boulos numericamente empatados, com 20% cada. Em seguida, aparecem: Tabata Amaral (PSB), com 9%; José Luiz Datena (PSDB), com 8%; e Marina Helena (Novo), com 1%. OS candidatos Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) somaram 1%.
O levantamento ouviu 1,5 mil eleitores entre 31 de agosto e 2 de setembro. A pesquisa está registrada sob o número SP-07377/2024 e tem nível de confiança de 95%.