No Planejamento, Simone Tebet manteria o protagonismo político
No Ministério do Planejamento, pasta à qual passou a ser cotada, Simone Tebet manteria o protagonismo político que o MDB deseja
atualizado
Compartilhar notícia
Caso se confirme a ida de Simone Tebet para o Ministério do Planejamento no governo Lula, a senadora manterá o protagonismo político que conquistou no Senado e, sobretudo, na campanha presidencial este ano.
Entre as atribuições que a possível pasta de Simone Tebet deverá ter, está o planejamento de custos, a análise e viabilidade de projetos e o controle de orçamentos, com a liberação de fundos. Ou seja, ela capitalizaria com investimentos do governo federal e integraria o núcleo duro de Lula.
Uma das preocupações do MDB é justamente alimentar o capital político que Tebet amealhou na disputa à Presidência. Ela ficou em terceiro lugar, à frente de nomes experientes, como Ciro Gomes. Em 2023, a emedebista encerrará seu mandado no Senado.
No Planejamento, Tebet teria que atuar em sintonia fina com Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda. Ele é visto no PT como possível candidato à sucessão de Lula em 2026.