Nikolas vai à Justiça contra indicação de Zanin ao STF
Deputado Nikolas Ferreira alega que nomeação de Cristiano Zanin viola princípios da moralidade e impessoalidade
atualizado
Compartilhar notícia
Deputado Nikolas Ferreira protocolou uma ação popular contra a indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
A indicação foi informada por Lula, nesta quinta-feira (1/6), à presidente do STF, ministra Rosa Weber.
“Acabo de protococar ação popular contra a nomeação de Zanin para o STF por violar os princípios da moralidade e impessoalidade”, disse Nikolas.
“Além de ter sido seu advogado pessoal, Lula já afirmou que Zanin é seu “amigo e companheiro”. Lula quer aparelhar o STF, mas não aceitaremos”, afirmou o deputado.
De acordo com o colunista Igor Gadelha, a indicação de Zanin foi selada em reunida entre Lula e o advogado, na noite dessa quarta-feira (31/5), no Palácio do Planalto.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também confirmou a indicação. Ele teria jantado com Zanin e o ministro do STF Gilmar Mendes na noite de quarta.
“Encontrei ontem com Cristiano Zanin; ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do STF. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado. Assim que chegar, vamos encaminhá-la à CCJ. Já conversei com o presidente da comissão, Davi Alcolumbre, que dará o andamento da mensagem na CCJ, vai fazer a sabatina, apreciação do nome e vamos submeter ao Plenário”, disse Pacheco.