Nikolas cobra Itamaraty sobre credenciais de Janja nos Jogos de Paris
Segundo Nikolas Ferreira, COB foi pressionado para conseguir credencias de chefe de estado para Janja representar o Brasil nas Olimpíadas
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Nikolas Ferreira vai questionar o Itamaraty sobre as credenciais de chefe de estado entregues à primeira-dama Rosângela Lula da Silva para os Jogos Olímpicos de Paris. O pedido de informações afirma que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi “coagido” para conseguir as credenciais a Janja.
“Protocolarei um pedido de informações ao Itamaraty questionando como Janja obteve credencial de chefe de Estado para os Jogos Olímpicos, algo que não lhe cabe como primeira-dama. Interlocutores de Janja praticamente coagiram integrantes do COB para conseguir sua credencial”, afirma Nikolas.
De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o Itamaraty perdeu o prazo para solicitar as credenciais de Janja como representante do governo brasileiro nos Jogos. O COB foi acionado para ajudar a resolver o impasse e, após negociação com o Comitê Olímpico Internacional (COI), as credenciais foram emitidas como uma “exceção especial”.
Para Nikolas Ferreira, Janja também não poderia ser a representante do governo do Brasil em Paris. Ele alega que pode ter havido “abuso de autoridade” por parte do governo e pretende levar a questão à Procuradoria Geral da República (PGR).
“Também farei uma representação à PGR para que seja investigado o suposto crime de abuso de autoridade por parte do Governo Federal. O Brasil não pode ser representado em um evento oficial por quem não foi eleito pelo povo”, avalia o deputado.