metropoles.com

Navios de guerra do Irã no RJ foram autorizados pelo MRE, diz Marinha

Marinha afirma que o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) autorizou navios de guerra do Irã a atracarem no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Itamaraty
Lula e Mauro Vieira
1 de 1 Lula e Mauro Vieira - Foto: Itamaraty

A Marinha afirma que a atracagem de dois navios de guerra do Irã no porto do Rio de Janeiro ocorre após autorização do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). A resposta foi enviada por meio de nota depois de a coluna indagar o motivo de as embarcações atracarem em águas brasileiras. No comunicado, a Marinha deixa claro que a iniciativa não partiu dela.

Neste domingo, veículos de imprensa publicaram que a Marinha teria ignorado pedido dos Estados Unidos para que os navios de guerra não atracassem no Brasil. Fontes militares, contudo, afirmam que a Marinha Brasileira apenas teria meramente cumprido o protocolo após a autorização do Itamaraty. Diz a nota oficial da Marinha:

“O processo de concessão de autorização de navios estrangeiros de Estado para trânsito em Águas Jurisdicionais Brasileiras e visita a portos nacionais é iniciado com uma solicitação da Embaixada estrangeira, do país que o navio pertence, ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), onde constam alguns dados operacionais e o período desejado no porto.

Apenas após a autorização do MRE e considerando as possibilidades logísticas para a visita, a Marinha Brasileira emite um documento oficial que é publicado no Diário Oficial da União, que, em suma, concede a autorização solicitada”.

Já o Ministério das Relações Exteriores, comandado pelo chanceler Mauro Vieira, nega que tenha havido mal-estar com os Estados Unidos. Segundo fontes do Itamaraty, a relação entre Brasil e Irã é histórica, vem desde 1903, e os EUA respeitam a soberania brasileira. O MRE ainda não forneceu mais detalhes sobre a passagem dos navios em águas brasileiras.

Navio de guerra iraniano
Marinha dará suporte a navios de guerra iranianos após autorização do MRE

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?