metropoles.com

Moraes manda PF apreender celular da filha de 16 anos de Eustáquio

Por ordem de Moraes, celulares e computadores da filha do bolsonarista Oswaldo Eustáquio foram apreendidos em operação da PF

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Moraes filha Oswaldo Eustáquio
1 de 1 Moraes filha Oswaldo Eustáquio - Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes mandou a Polícia Federal apreender o celular da filha de 16 anos do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, Mariana. Em duas viaturas descaracterizadas, a PF realizou uma operação para cumprir o mandado de busca e apreensão na casa onde Mariana mora com a mãe, no Lago Sul, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (14/8).

O mandado expedido por Moraes incluiu armas, munições, computadores, tablets e outros dispositivos eletrônicos eventualmente encontrados na residência e utilizados pela adolescente. O ministro citou ainda a apreensão de dinheiro ou bens de alto valor que fossem identificados pela PF, além da análise do conteúdo armazenado nos equipamentos eletrônicos no próprio local das buscas.

7 imagens
O militante bolsonarista Oswaldo Eustáquio está foragido da Justiça brasileira desde 2022
Polícia Federal, PMDF e Conselho Tutelar usaram viaturas descaracterizadas em operação na casa do blogueiro Oswaldo Eustáquio
Jornalista Oswaldo Eustáquio
PMDF e Conselho Tutelar deram apoio à operação
Oswaldo Eustáquio é alvo de investigações sobre atos antidemocráticos
1 de 7

Polícia Federal usou viaturas descaracterizadas em operação na casa de Oswaldo Eustáquio

Coluna Paulo Cappelli
2 de 7

O militante bolsonarista Oswaldo Eustáquio está foragido da Justiça brasileira desde 2022

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 7

Polícia Federal, PMDF e Conselho Tutelar usaram viaturas descaracterizadas em operação na casa do blogueiro Oswaldo Eustáquio

Acervo/Coluna Paulo Cappelli
4 de 7

Jornalista Oswaldo Eustáquio

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 7

PMDF e Conselho Tutelar deram apoio à operação

Coluna Paulo Cappelli
6 de 7

Oswaldo Eustáquio é alvo de investigações sobre atos antidemocráticos

Juliana Barbosa/Metrópoles
7 de 7

Blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio pediu asilo na Espanha

Reprodução

O uso de viaturas descaracterizadas pela PF também foi uma determinação de Moraes. “O cumprimento da ordem deve ocorrer com a máxima discrição e com menor ostensividade, com estrita observância dos arts. 245 e 248 do Código de Processo Penal, havendo auxílio de força policial somente em caso de extrema necessidade”, diz o mandado de busca e apreensão.

“Deverá a autoridade policial responsável pelo cumprimento do mandado evitar a exposição indevida, especialmente no cumprimento da medida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, ficando ao seu critério a utilização ou não de uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem”, escreveu Moraes.

De acordo com o ministro, como os dispositivos eletrônicos de Mariana, menor de idade, seriam apreendidos, foi necessária a participação do Conselho Tutelar. “O cumprimento do mandado de busca e apreensão em relação a Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio deverá ser, obrigatoriamente, realizado na presença do Conselho Tutelar, em face da necessidade de arrecadação de todos os dispositivos eletrônicos de sua filha, a adolescente Mariana Volf Pedro Eustáquio”, argumentou o ministro.

A filha de Eustáquio também já foi alvo de um bloqueio de contas bancárias emitido por Moraes. O ministro alegou que a conta estaria sendo usada para enviar dinheiro para o blogueiro no exterior e ajudá-lo a permanecer foragido.

Foragido

Com a prisão decretada desde 2022, no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, Eustáquio é considerado foragido da Justiça e atualmente mora na Espanha, onde pediu proteção internacional.

Oswaldo Eustáquio aguarda análise do governo espanhol sobre o pedido, que inclui seus dois filhos menores. Caso seja aceito, o blogueiro passará a dispor da assistência gratuita de um advogado, assistência em saúde, além dos documentos espanhóis como solicitante de proteção internacional.

Em suas justificativas para o pedido de proteção internacional, Oswaldo Eustáquio disse que seus filhos teriam sido vítimas de tentativa de sequestro no Brasil. Ele negou conhecer a identidade dos criminosos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?