metropoles.com

Ministros do STF avaliam manifestação de Bolsonaro no 7 de Setembro

Ministros do STF avaliaram reservadamente a manifestação anti-Moraes organizada por Bolsonaro e Silas Malafaia no feriado de 7 de Setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isabella Finholdt/Especial Metrópoles
Bolsonaro na paulista 7 de setembro 2024-16 Zambelli
1 de 1 Bolsonaro na paulista 7 de setembro 2024-16 Zambelli - Foto: Isabella Finholdt/Especial Metrópoles

Ministros do STF avaliaram a manifestação anti-Moraes organizada por Jair Bolsonaro e Silas Malafaia no feriado de 7 de Setembro, na Avenida Paulista, no último sábado. Em conversas reservadas, magistrados ressaltaram que a adesão ao ato foi inferior à registrada em fevereiro; 45 mil pessoas estiveram presentes no último fim de semana, ante 185 mil no começo do ano, segundo a USP.

Para a ala majoritária do STF, composta pelos nove ministros não indicados por Bolsonaro, a tendência é que Alexandre de Moraes saia do foco dos protestos à medida que as decisões se tornem coletivas. Por essa ótica, os argumentos da Polícia Federal, da Procuradoria-Geral da República e do próprio colegiado do Supremo vão tirar de Alexandre o peso de deliberações contra Bolsonaro e aliados.

O movimento pelo impeachment de Alexandre de Moraes, reforçado pela oposição esta semana, tampouco preocupa a cúpula do STF. A avaliação é que, mesmo que o grupo crítico ao ministro propague ter 36 votos pelo afastamento, a quantidade está bem abaixo dos 2/3 totais necessários.

Para a concretização do impeachment de um magistrado do STF, são precisos 54 votos. O Senado conta com 81 senadores. Outro ponto levado em consideração é que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, demonstra não ter a intenção de instaurar processo para julgar a permanência de Moraes no Supremo.

Rodeado e pressionado por dezenas de parlamentares de oposição ao receber o pedido de afastamento, Pacheco argumentou: “Sempre tive muita prudência ao avaliar impeachment em relação a atos jurisdicionais. Decisões judiciais, por mais equivocadas que sejam, são passíveis de recursos. E é inusitado pensar em cassar um ministro por uma decisão jurisdicional quando outros ministros [do STF] confirmaram a mesma decisão”.

4 imagens
Malafaia e Bolsonaro em manifestação anti-Moraes no 7 de Setembro
O ministro Alexandre de Moraes
O procurador-geral da República, Paulo Gonet
1 de 4

Presidente do Senado, Pacheco

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
2 de 4

Malafaia e Bolsonaro em manifestação anti-Moraes no 7 de Setembro

Reprodução
3 de 4

O ministro Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
4 de 4

O procurador-geral da República, Paulo Gonet

Andressa Anholete/SCO/STF

Nunes Marques frustra oposição

Na semana passada, o ministro Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro ao STF, frustrou a oposição. O magistrado se recusou a julgar de forma monocrática o pedido para reativar a rede social X, de Elon Musk, suspensa por determinação de Moraes.

Após um parecer contrário da PGR tornado público na quarta-feira (11/9), Nunes Marques deverá arquivar ou submeter o pedido à deliberação dos colegas da Corte. Deputado do partido Novo, autor da ação, Marcel Van Hattem chegou a afirmar que Kassio “amarelou” ao não julgar monocraticamente o pedido para a volta do X.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?