Ministro será chamado a prestar esclarecimento à Câmara após apagão
Alexandre Silveira, das Minas e Energia, será convidado pela Comissão de Fiscalização para explicar causas do apagão de terça-feira (15/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, será chamado à Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre o apagão registrado em todo o país na manhã de terça-feira (15/8). Ele vai ser convidado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Casa.
O requerimento foi apresentado pela presidente da CFFC, deputado Bia Kicis, e já foi aprovado pelo colegiado.
“As regiões mais afetadas foram Norte e Nordeste, mas as regiões Sul e Sudeste também foram afetadas. As causas do problema não foram identificadas. Cidades de ao menos 25 estados e do Distrito Federal registraram queda de energia”, argumenta a deputada, no requerimento.
Como se trata de um convite, Alexandre Silveira pode se recusar a comparecer à Câmara. Nesse caso, a CFFC deverá votar um requerimento de convocação, que torna obrigatória a presença do ministro na audiência.
Em entrevista coletiva concedida ontem, Alexandre Silveira não revelou as causas do apagão. O ministro não descartou, porém, as possibilidades de “falha humana” ou “dolo”.
Silveira disse tr enviado pedidos de investigação sobre o incidente à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
“O ocorrido de hoje não tem nada a ver, absolutamente nada a ver, com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios”, afirmou.