Ministério da Saúde quer programa para atender idosos em casa
Ministério da Saúde enviou para a Casa Civil da Presidência proposta que prevê atendimento de idosos em domicílio; saiba detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde quer criar um programa para atender idosos dentro de casa, com foco em pacientes crônicos. A iniciativa envolverá servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), assistentes sociais e a estrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Inicialmente, o chamado “protocolo integrado” deverá contemplar idosos que vivem em municípios com maior concentração de habitantes. A proposta foi enviada para a análise da Casa Civil da Presidência, que avalia a verba disponível.
Após o parecer do Planalto, o Ministério da Saúde definirá quantas cidades o projeto abarcará e o cronograma para lançamento.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 32,9 milhões de idosos, o que representa, aproximadamente, 15,8% da população. Até 2040, a estimativa é que esse número chegue a 58,2 milhões.
Na semana passada, o ministério promoveu o evento Políticas Públicas para o Envelhecimento Saudável. A cerimônia, na sede da pasta, marcou mudanças no prontuário eletrônico, que agora passa a contar com novos campos para avaliar a saúde de pessoas idosas.