metropoles.com

Ministério da Justiça autoriza intervenção nas penitenciárias do RN

O Ministério da Justiça autorizou uso da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária por 15 dias a contar desta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
RN ataque-rio-grande-do-norte RN -metropoles
1 de 1 RN ataque-rio-grande-do-norte RN -metropoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta quarta-feira (15/3) o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) em presídios e cadeias do estado do Rio Grande do Norte.

A autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. De acordo com a portaria, a força-tarefa deverá coordenar “atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de preso” pelo período de 15 dias, a partir desta quarta.

Na noite de terça-feira (14/3), 19 cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de ataques criminosos, com tiros disparados e incêndios em instalações da Polícia Militar e da Justiça.

As autoridades estaduais não descartam a possibilidade de que as ordens para os ataques tenham partido de dentro dos presídios. Mais cedo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia autorizado a atuação da Força Nacional de Segurança para conter a onda de violência.

De acordo com o ministro, pelo menos 190 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária serão enviados para o Rio Grande do Norte, além dos 220 policiais da Força Nacional que já estão no estado.

“Sabemos que, lamentavelmente, quando há esses ciclos de violência urbana, isso está vinculado à questão penitenciária”, disse Dino após a cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), nesta quarta. O reforço na segurança do estado foi pedido pela governadora Fátima Bezerra (PT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?