metropoles.com

Marinha autoriza visita de navios de guerra do Irã ao porto do Rio

Marinha publicou despacho autorizando navios iranianos a permanecerem no Rio de Janeiro do dia 26 de fevereiro a 4 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: IRIN
IRIS MAKRAN
1 de 1 IRIS MAKRAN - Foto: Foto: IRIN

A Marinha do Brasil autorizou a visita de dois navios de guerra do Irã ao porto do Rio de Janeiro entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março. A visita estava marcada para o final de janeiro, mas acabou sendo adiada.

De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira (24/2) no Diário Oficial da União, os navios Iris Makran e Iris Dena têm permissão para aportar e as tripulações das duas embarcações estão liberadas para “desembarque e convívio social” desde que atendidas as normas sanitárias locais.

O Iris Makran é um porta-helicópteros com 228 metros de comprimento e 42 metros de largura. É a maior embarcação militar do Irã, convertida a partir de um petroleiro. O Iris Dena é uma fragata com 95 metros de comprimento e 11,1 metros de largura. Ambos partiram da República Islâmica do Irã em setembro de 2022.

 

Em nota enviada à coluna, a Marinha do Brasil explicou que “o processo de concessão de autorização de navios estrangeiros de Estado para trânsito em Águas Jurisdicionais Brasileiras e visita a portos nacionais é iniciado com uma solicitação da Embaixada estrangeira, do país que o navio pertence, ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), onde constam alguns dados operacionais e o período desejado no porto”.

 

“Apenas após a autorização do MRE e considerando as possibilidades logísticas para a visita, a MB emite um documento oficial que é publicado no Diário Oficial da União, que, em suma, concede a autorização solicitada”, observa a nota da Marinha. O despacho é assinado pelo vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, vice-chefe do Estado-Maior da armada brasileira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?