metropoles.com

Magno Malta convida ex-assessor de Moraes para ato no 7 de Setembro

Convite do senador Magno Malta afirma que perito suspeito de vazar conversas entre assessores de Moraes tem “muito a contribuir”

atualizado

Compartilhar notícia

Câmara dos Deputados/Reprodução
Malafaia magno malta cpi coice
1 de 1 Malafaia magno malta cpi coice - Foto: Câmara dos Deputados/Reprodução

O senador bolsonarista Magno Malta (PL) convidou Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o ato organizado pela direita, na Avenida Paulista, no 7 de Setembro.

No convite enviado a Tagliaferro, Malta afirma que ele teria “muito a contribuir” para o esclarecimento da conduta de Moraes em pedidos de informação que não teriam seguido o rito formal no TSE. O caso veio à tona após o vazamento de conversas entre os assessores do ministro.

4 imagens
Airton Vieira citou suposto pedido de Frota em mensagem a outro ex-assessor de Moraes
Marco Antônio Vargas aparece nas conversas vazadas entre assessores de Moraes
Malta convidou Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes no TSE, demitido em 2023
1 de 4

Magno Malta quer levar ex-assessor de Moraes a ato da direita no 7 de Setembro

Câmara dos Deputados/Reprodução
2 de 4

Airton Vieira citou suposto pedido de Frota em mensagem a outro ex-assessor de Moraes

Reprodução
3 de 4

Marco Antônio Vargas aparece nas conversas vazadas entre assessores de Moraes

4 de 4

Malta convidou Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes no TSE, demitido em 2023

Reprodução

“Sua coragem ao expor irregularidades e práticas questionáveis, especialmente em relação ao vazamento de informações consideradas confidenciais durante o período eleitoral, tem sido amplamente noticiada pela imprensa e admirada por todos aqueles que prezam pela transparência e pela justiça”, diz o convite de Malta.

Ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE, Tagliaferro foi apontado pelo deputado Alexandre Frota como responsável pelo vazamento das conversas que revelaram o uso, por Moraes, de relatórios do TSE para embasar decisões em inquéritos conduzidos por ele no STF. Tagliaferro nega ter sido o autor do vazamento.

Nas conversas vazadas, Tagliaferro recebe pedidos informações, feitos pelo chefe de gabinete de Moraes, Airton Vieira, e pelo juiz auxiliar Marco Antônio Vargas, sobre suspeitos de ataques ao Judiciário e ao sistema eleitoral.

“Sabemos que o senhor, como ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, tem muito a contribuir para o esclarecimento da verdade sobre os fatos divulgados. Sua presença trará um valor inestimável ao evento e reforçará o nosso compromisso com a verdade na luta pela preservação dos princípios e direitos constitucionais e democráticos”, argumenta Malta, no convite.

Tagliaferro foi demitido do cargo no TSE, por Moraes, em 2023, após um caso de violência doméstica envolvendo o perito em crimes cibernéticos. A Polícia Federal abriu investigação para identificar o autor dos vazamentos. O perito e sua esposa foram intimados a prestar depoimento na Superintendência da PF em São Paulo.

Em um dos diálogos revelados, Tagliaferro conversa com Airton Vieira, juiz auxiliar e chefe de gabinete de Moraes no STF. Na conversa, a dupla indica que Alexandre de Moraes e Alexandre Frota teriam pedido o bloqueio das contas do cantor gospel Davi Sacer nas redes sociais.

Frota, contudo, entrou em contato com a coluna e disse jamais ter sugerido que o artista evangélico fosse investigado ou punido por supostamente estimular atos violentos contra o STF. “Para mim, está claro que foi o Tagliaferro que vazou as mensagens”, disse o deputado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?