Lula ajusta foco e reduzirá viagens ao exterior em 2024
Presidente Lula reduzirá drasticamente as viagens ao exterior e direcionará foco para agendas internas para tratar, sobretudo, de 3 temas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula vai reduzir drasticamente, em 2024, as viagens internacionais que marcaram o primeiro ano de seu terceiro mandato.
As idas ao exterior darão lugar a agendas nas cinco regiões do Brasil. Nesses compromissos, Lula deverá tratar, sobretudo, de temas como infraestrutura, transporte e energia.
No ano que vem, a maioria das agendas internacionais ocorrerá em solo brasileiro. No começo de 2024, em janeiro e março, Lula receberá respectivamente o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o presidente da França, Emmanuel Macron. No final, em novembro, comandará a reunião do G-20 no Rio de Janeiro.
Lula tem dito que priorizou agendas no exterior em 2023 para “recuperar a imagem do Brasil” e “reapresentar o país”, sob novo comando, a lideranças internacionais. E afirma que o objetivo já foi cumprido e gerou impacto positivo na balança comercial, que bateu recorde histórico.
Foi após uma viagem do presidente à China que foi destravada, por exemplo, a exportação de cerca de 30 mil toneladas de carne, o equivalente a R$ 2,5 bilhões, ao governo chinês.