Lula se aproxima do 38º ministério e do recorde de Dilma
Para acomodar o Centrão, Lula articula a criação nova pasta; petistas ocupam as cinco primeiras posições em número de ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
Lula se aproxima da criação de seu 38º ministério e do recorde estabelecido por Dilma Rousseff em seu segundo mandato. Em 2015, meses antes do impeachment, Dilma governava com 39 pastas.
Em negociação com o Centrão por uma base sólida de sustentação no Congresso, Lula trabalha na montagem de uma nova pasta, o Ministério da Micro e Pequena Empresa. Ela serviria para ampliar o espaço de novos aliados do governo, que tenta atrair o PP e o Republicanos.
No ranking de ocupação da Esplanada dos Ministérios desde a redemocratização, Lula e Dilma ocupam as cinco primeiras posições.
Dilma vence com as 39 pastas de 2015. Com as 37 pastas atualmente em funcionamento, Lula empata com ele mesmo no segundo mandato e com Dilma no primeiro. Logo atrás está o próprio Lula no primeiro mandato, com 35 ministérios.
Antes disso, em 1998, Fernando Henrique Cardoso chegou a governar com 30 ministérios. Michel Temer dividiu o governo em 29 pastas, e Itamar Franco, antecessor de FHC, em 28. Em seu primeiro ano de governo, 1985, Sarney governou com 27 ministérios.
O menor número de ministérios desde a redemocratização foi registrado nos governos Bolsonaro e Collor. Bolsonaro chegou a 23 ministérios e Collor governou com 16, tendo iniciado o governo com 12.