Lula quer mais tempo para investigar programa de Michelle Bolsonaro
Casa Civil de Lula prorrogou prazo para concluir pente-fino em programa que foi comandado por Michelle Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
A Casa Civil do governo Lula prorrogou o prazo para concluir um pente-fino que, desde maio, é feito pela pasta no programa Pátria Voluntária, comandado por Michelle na gestão Bolsonaro.
Lula instruiu ministros a fazerem um pente-fino para detectar possíveis irregularidades cometidas pelo governo anterior. Nesse escopo, os rastros do Pátria Voluntária começaram a ser analisados com lupa.
Após três meses de investigação, o prazo para a apresentação de resultados foi prorrogado até novembro.
Programa Pátria Voluntária
O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, chamado de Pátria Voluntária, foi criado por Bolsonaro em 2019 e extinto por Lula em janeiro deste ano. O objetivo do programa era a promoção de práticas culturais, educacionais e sustentáveis para famílias em situação de vulnerabilidade.
Em março, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou irregularidades na criação do programa, como a ausência de previsão legal e constitucional. O TCU também criticou a ausência de critérios objetivos para seleção das instituições que receberiam os recursos federais.
Outro problema apontado foi a ausência de publicação dos resultados das avaliações dessas instituições sociais nos processos de cadastramento, credenciamento e habilitação.