metropoles.com

Lula ouve argumento favorável ao indicado de Lewandowski ao STF

Nome de Ricardo Lewandowski ao STF, Manoel Carlos disputa com Cristiano Zanin a indicação de Lula para a mais alta Corte do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Lula e Ricardo Lewandowski, em foto colorida
1 de 1 Lula e Ricardo Lewandowski, em foto colorida - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em conversas recentes, Lula ouviu de petistas de longa data argumentos favoráveis a Manoel Carlos de Almeida Neto. O jurista baiano é o nome indicado por Ricardo Lewandowski à própria sucessão ao STF. Hoje, Manoel Carlos tem como principal concorrente Cristiano Zanin, advogado de Lula na eleição e nos processos da Lava Jato.

Aliados do presidente favoráveis a Manoel Carlos argumentam que, como pupilo de Lewandowski, o advogado representaria no STF “a continuidade do legado” do ministro. Isso, dizem, seria um trunfo, haja vista que Lewandowski é considerado o magistrado mais alinhado a Lula desde tempos sombrios para o PT no Supremo.

A atuação de Manoel Carlos nos bastidores do STF também é lembrada por petistas da velha guarda. O advogado atuou no gabinete de Lewandowski e, durante o julgamento do mensalão, “apanhou” juntamente ao ministro por posições favoráveis a Lula.

Jurista Manoel Carlos de Almeida Neto é um dos nomes avaliados por Lula ao STF
Manoel Carlos de Almeida Neto é um dos nomes avaliados por Lula ao STF

Há, ainda, um outro argumento a favor do jurista: meses após a aposentadoria de Lewandowski, será a vez de Rosa Weber se aposentar. O ultra-aliado Zanin, portanto, poderia ser indicado por Lula para a vaga da ministra.

Já Manoel Carlos tem dito que não pretende concorrer ao STF em uma vaga que não seja a de Lewandowski. Nos bastidores, o jurista afirma não ser candidato cativo ao Supremo. “É agora ou nunca”, diz um petista que o apoia.

Se Cristiano Zanin e Manoel Carlos disputam vaga no STF, no campo pessoal ambos mantêm ótima relação. O baiano não esconde ter admiração por Zanin e diz que o agora adversário é merecedor de uma vaga no Supremo.

Manoel Carlos é doutor e pós-doutor em direito constitucional pela USP, onde foi professor. Iniciou a carreira acadêmica na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia, e fez mestrado na Universidade Federal da Bahia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?