“Lula não fala inglês”, diz ministro ao defender presidente da Apex
Mauro Vieira, das Relações Exteriores, usou Lula para explicar que não considera importante a fluência na língua por chefe da Apex
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, usou Lula como exemplo para defender o presidente afastado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana.
Viana teve a posse anulada pela Justiça Federal por não cumprir a exigência de fluência em inglês para ocupantes do cargo. A medida foi tomada a partir de ação movida pelo senador Flávio Bolsonaro.
“O presidente Lula não fala inglês e tem diálogo amplíssimo com todos os chefes de Estado, inclusive com um grau, quando há necessidade, de distensão, de relaxamento e até de amizade muito grande. Portanto, eu acho que não é necessário”, disse o ministro.
Mauro Vieira foi questionado sobre o tema durante sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.
A Justiça concedeu prazo de 45 dias para que Viana comprove a fluência em inglês. A Advocacia Geral da União (AGU) já anunciou que pretende recorrer da decisão.