metropoles.com

Lula homenageia militares que morreram fazendo segurança pessoal

Seguranças de Lula e de familiares foram homenageados pelo presidente com a entrega da Medalha da Segurança Presidencial, concedida pelo GSI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Lula Imagem colorida mostra o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, em conversa com a Autoridade Palestina - Metrópoles
1 de 1 Lula Imagem colorida mostra o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, em conversa com a Autoridade Palestina - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula homenageou quatro militares mortos enquanto faziam a sua segurança pessoal e a de familiares. O 1º tenente Vlanderni do Nascimento, o subtenente Alcir José Tomasi, o 1º sargento Everaldo Bastos Rodrigues e o 2º sargento Ricardo Silva dos Santos, todos do Exército, foram agraciados, in memoriam, com a Medalha da Segurança Presidencial. A honraria é concedida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão da Presidência.

O subtenente Alcir José Tomasi morreu em junho de 2003, quando fazia a segurança de Sandro Luís, filho de Lula, em Santo André, no ABC Paulista. Tomasi e outro militar aguardavam do lado de fora da casa da namorada de Sandro Luiz quando foram abordados por dois homens. Tomasi foi baleado na cabeça e morreu no hospital, no dia seguinte.

3 imagens
Sandro Luís Lula da Silva e Marlene Araújo Lula da Silva
Lula concedeu medalha a seguranças mortos durante em serviço durante seu governo
1 de 3

Ricardo Silva dos Santos, segurança de Lula, morreu vítima de Covid-19 em 2021

Reprodução
2 de 3

Sandro Luís Lula da Silva e Marlene Araújo Lula da Silva

Reprodução
3 de 3

Lula concedeu medalha a seguranças mortos durante em serviço durante seu governo

Ricardo Stuckert / PR

O outro militar foi ferido sem gravidade e conseguiu fazer um retrato falado dos atiradores. Os dois suspeitos foram presos e confessaram o crime. Eles disseram que haviam tentado assaltar os seguranças.

Em 2005, o 1º tenente Vlanderni do Nascimento e o 1º sargento Everaldo Bastos Rodrigues estavam em um Meriva que fazia a escolta da comitiva de Lula na rodovia Raposo Tavares, em São Paulo.

O grupo se dirigia do aeroporto de Assis à subestação de energia da cidade quando o motorista do veículo, contratado para o serviço, sofreu um infarte. O carro se chocou com violência contra um barranco. Nascimento, Rodrigues e o motorista morreram pouco depois, no hospital de Assis.

Segurança pessoal de Lula nos dois primeiros mandatos do presidente, o 2º sargento Ricardo Silva dos Santos morreu em 2021, vítima da Covid-19. Santos era tão próximo do petista que chegou a prestar depoimento a Sergio Moro, então juiz da Lava Jato, em 2018. Ele foi questionado principalmente sobre o sítio de Lula em Atibaia.

Anjo da guarda

Em nota, a equipe de Lula lamentou a morte do segurança, chamado de “anjo da guarda”. Leia abaixo a íntegra da nota de 2021.

“Hoje perdemos nosso amigo: Ricardo Silva dos Santos

Ricardo Silva dos Santos era nosso amigo e companheiro de trabalho. Ricardo tinha familiares, amigos e irmãos de farda na missão que sempre desempenhou com extrema lealdade e comprometimento. Hoje perdemos nosso amigo, vítima da Covid19. Ele descansou, depois de muita luta pela vida.

Ricardo era uma pessoa que enfrentava as situações mais difíceis sem medo, com um sorriso no rosto, e que sempre transmitia serenidade e alegria. Segurança de Lula desde os tempos da Presidência, era conhecido por manter a calma sempre, por ser querido por todos. Nenhum de nós consegue se lembrar dele de outro jeito que não sendo educado e atencioso. Nos bons e nos maus momentos, sempre um coração bom.

Hoje perdemos nosso amigo cedo demais e nos dói saber que não precisava ser assim, como dói em tantas famílias pelo Brasil e pelo mundo. Milhares que perderam pessoas queridas.

Fica a lembrança, o carinho, a amizade que nos uniu e o exemplo que nos ensinou. Para sermos mais positivos, mais atenciosos, mais carinhosos nessa vida.

Descanse em paz, amigo. Você foi um verdadeiro anjo da guarda de todos nós e continuará sendo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?