“Lula é nosso plano A, B e C em 2026”, diz chefe da comunicação do PT
Secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto reforçou que a sigla aposta as fichas em Lula para disputar as eleições presidenciais de 2026
atualizado
Compartilhar notícia
Secretário de comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto afirma que Lula é o “plano A, B e C” do partido para disputar a Presidência em 2026. A declaração foi dada à coluna nesta terça-feira (10/12), após o presidente ser internado no Hospital Sírio-Libanês para tratar uma hemorragia intracraniana.
“Lula está se recuperando bem, em boa saúde. Ele é o nosso plano A, B, C, D, F, G e H… É o nosso candidato [à Presidência] em 2026. Ninguém discute isso no PT. Desejo uma pronta recuperação”, disse Tatto. Para ele, não há necessidade de a sigla discutir alternativas para o pleito que ocorrerá em menos de dois anos.
A internação do presidente causou preocupação na sigla. Nos bastidores, aliados próximos afirmaram que Lula é a única alternativa da legenda para a próxima eleição. Dessa forma, a preocupação com sua saúde do maior líder da história do PT, ganhou contornos políticos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por exemplo, sequer cogita participar da disputa nacional em 2026. Em 2018, ele foi escalado pelo PT para concorrer ao Planalto, após Lula ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Internação de Lula
O presidente sentiu forte dor de cabeça na noite dessa segunda-feira (9/12) e foi ao Sírio-Libanês, em Brasília, para realizar um exame de imagem. A ressonância magnética apontou hemorragia intracraniana. O quadro foi resultado de uma queda sofrida no Palácio da Alvorada, em outubro. Ele, então, foi transferido para São Paulo.
De acordo com informações da equipe médica, o presidente passa bem após realização de cirurgia. Ele está acordado e já se comunica com aliados. Há expectativa que ele volte a assinar ordens eletronicamente, a partir desta quarta-feira (11/12).