metropoles.com

Lula e Lira negociarão vagas no TCU para conter insatisfação na Câmara

Dois ministros do Tribunal de Contas da União deixarão os cargos, abrindo espaço para Lula e Lira negociarem sucessão na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/Metrópoles @igoestrela
Presidente Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Eles negociam a indicação de Hugo Motta na Casa.
1 de 1 Presidente Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Eles negociam a indicação de Hugo Motta na Casa. - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O governo Lula colocará duas vagas de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) na mesa de negociações para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. Como mostrou a coluna, o presidente da República e o deputado chegaram a um consenso e trabalham para Hugo Motta (Republicanos-PB) presidir a Casa a partir de 2025. O problema é que a escolha deixou insatisfeitos os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), até então vistos como favoritos na disputa.

Dessa forma, as duas indicações poderiam acalmar os ânimos dos parlamentares, que ainda insistem nas candidaturas. A primeira vaga a aberta no TCU será a de Aroldo Cedraz, que completa 75 anos e se aposentará compulsóriamente em 2026. A outra é de Augusto Nardes, que deve antecipar sua aposentadoria para se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul pelo PL nas próximas eleições. Nos bastidores, as apostas indicam que Elmar é o favorito para ser contemplado com o luxuoso “prêmio de consolação”.

5 imagens
Líder do União Brasil, Elmar Nascimento
O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito
Vice-presidente do Congresso, Marcos Pereira (Republicanos-SP)
1 de 5

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) virou favorito para assumir a presidência da Câmara

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
2 de 5

Divulgação
3 de 5

Líder do União Brasil, Elmar Nascimento

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
4 de 5

O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
5 de 5

Vice-presidente do Congresso, Marcos Pereira (Republicanos-SP)

Câmara dos Deputados

O posto de ministro do TCU é o sonho de muitos parlamentares, sendo considerado uma aposentadoria antecipada, uma espécie de “pijama dourado”. O cargo oferece “garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens aos Ministros do Superior Tribunal de Justiça”. Ou seja, o ministro terá um dos salários mais altos serviço público e contará, também, com foro especial no Supremo Tribunal Federal (STF), ao mesmo tempo em que se mantém longe dos holofotes.

O TCU é um órgão de assessoramento do Poder Legislativo, com atribuição de controle externo. Ou seja, ele tem a função de avaliar a prestação de contas do presidente da República, realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou de comissão técnica ou de inquérito.

Lira recebe Elmar Nascimento

O presidente da Câmara recebeu o líder do União Brasil nesta quarta-feira (04/09). De acordo com interlocutores, a conversa entre os dois foi difícil, pois Elmar resiste aos apelos do aliado para deixar a disputa pela presidência da Casa.

A articulação incomodou Elmar Nascimento, pois ele era visto como o favorito de Lira para sucedê-lo. O líder do União Brasil ignorou os apelos do aliado e reafirmou que buscará os votos para chegar à presidência da Casa. Apesar de ter conseguido apoio de caciques de partidos como PSB e PDT, Elmar é considerado inviável pela má relação com o Planalto e pelas dificuldades de trânsito com o baixo clero da Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?