Lula e Lira jantam nesta quinta após alerta do presidente da Câmara
Lula e Lira se encontram após declarações do presidente da Câmara de que “o governo não tem votos para aprovar nada”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, jantam nesta quinta-feira (9/3). O prato principal será a governabilidade de Lula. Procurado, Arthur Lira afirmou que ele e o presidente alinham um encontro, mas disse não haver confirmação de jantar. Fontes do Planalto, contudo, garantem que a reunião para hoje já foi agendada.
O encontro acontece após as declarações do presidente da Câmara sobre a falta de capacidade do governo em aprovar matérias no Congresso. “O governo hoje não tem votos pra aprovar nada”, disse Arthur Lira.
O presidente da Câmara falou sobre a governabilidade de Lula em um evento na Associação Comercial de São Paulo, na segunda-feira (6/3).
“Hoje, o governo ainda não tem uma base consistente na Câmara nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples. Quanto mais matéria de quórum constitucional… isso precisa ser negociado com bom-senso, muita conversa, clareza, mas com rumo e o rumo precisamos defini-lo agora em março. Nós não temos um rumo definido, um encaminhamento feito”, avaliou o deputado.
O recado foi recebido pelo Planalto, que agora busca estratégias para ampliar sua base no Congresso. Para isso, a conversa entre o presidente e o deputado é tida como decisiva.
Nesse sentido, o governo também precisou fazer concessões na formação das comissões permanentes da Câmara e do Senado, abrindo espaços para partidos que formavam a base do ex-presidente Jair Bolsonaro. O impasse entre os partidos, porém, tem impedido a instalação de oito das 30 comissões permanentes da Câmara.