metropoles.com

Lula convoca governadores para discutir Segurança Pública

O presidente Lula avisou que convidará os representantes dos 27 estados para discutir o tema e diminuir resistência à PEC da segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula com o relógio Cartier Santos-Dumont
1 de 1 Presidente Lula com o relógio Cartier Santos-Dumont - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou aos líderes da Câmara que convidará os 27 governadores ao Planalto, para discutir a Segurança Pública do País, área considerada o “calcanhar de Aquiles” do seu governo. O chefe do Executivo teve uma reunião fechada com parlamentares na noite desta segunda-feira (26/08), para melhorar a relação com o Legislativo.

A Segurança Pública é considerada um tema de maior competência de estados e municípios, mas o Planalto avalia que uma má performance nessa área leva a opinião pública contra o governo federal. Além disso, ao sinalizar que convidará todos os governadores, Lula quer passar a mensagem de que pode cooperar com as bancadas de todos os estados, inclusive os governados por bolsonaristas.

Há pressa porque os prováveis adversários do PT em 2026 possuem a segurança pública como “trunfo” diante do eleitorado, a exemplo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ambos disputam o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para concorrer ao Planalto.

Outro objetivo de Lula com a reunião é fechar as discussões sobre a PEC da Segurança Pública, que deve ser enviada em breve ao Congresso pelo pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Como mostrou o Metrópoles, o texto prevê ampliação das funções da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição e a junção dos fundos bilionários de segurança e de sistema prisional em um só.

Pesquisa aponta Segurança Pública área com pior avaliação do governo Lula

Pesqusia AtlasIntel/CNN divulgada em junho aponta que a avaliação positiva do governo Lula na Segurança Pública foi de 31% em maio para 27%. O levantamento realizou 3.601 entrevistas entre os dias 7 e 11, com margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

A PEC, considerada a aposta do governo para melhorar a avaliação na segurança, enfrenta resistência de governadores de oposição. Eles desconfiam que o projeto pode dar mais poder para a União e diminuir a autonomia das unidades da federação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?