metropoles.com

Lula construirá área para pousar e decolar de helicóptero no Planalto

Projeto de R$ 769 mil foi solicitado pelo GSI de Lula para atender demanda de segurança; área terá 412 metros e pode receber carros voadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/ Agência Brasil
Lula helicóptero
1 de 1 Lula helicóptero - Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente Lula construirá um heliponto no Palácio do Planalto. A obra está orçada em R$ 769 mil e atende a uma “demanda operacional e de segurança da Presidência da República” apontada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). No total, a estrutura terá 412 metros quadrados.

A área pavimentada será capaz de receber não apenas helicópteros, mas carros voadores como os fabricados pela Embraer, que deverão entrar em operação em 2026. “Adequar o heliponto não somente aos modelos de helicópteros disponíveis atualmente, mas também aos futuros vetores que poderão ser utilizados para o transporte do Senhor Presidente da República”, detalhou o coronel aviador Sandro Bernardoni, coordenador-geral de Transporte Aéreo da Presidência. “A nova estrutura deverá suportar vetores de até 5 toneladas e com comprimento total de 15 metros”.

6 imagens
Lula terá heliponto no Palácio do Planalto
Projeto do heliponto do Planalto incluiu acesso para veículos
Com a obra, área vai ganhar estrutura em radier para receber aeronaves
Estrururea de concreto atual não tinha capacidade para suportar cargas
"Carro voador" da empresa alemã Lilium
1 de 6

Carro voador da Embraer

Reprodução
2 de 6

Lula terá heliponto no Palácio do Planalto

Ricardo Stuckert/PR
3 de 6

Projeto do heliponto do Planalto incluiu acesso para veículos

Reprodução
4 de 6

Com a obra, área vai ganhar estrutura em radier para receber aeronaves

Reprodução
5 de 6

Estrururea de concreto atual não tinha capacidade para suportar cargas

Reprodução
6 de 6

"Carro voador" da empresa alemã Lilium

Divulgação/Lilium

Os estudos de viabilidade do projeto começaram em 2023, com mobilizações da Casa Civil e do Ministério dos Portos e Aeroportos. A Infraero, então, deu sinal verde para a obra. O heliponto ficará no anexo 2 do Palácio do Planalto.

A opção escolhida foi a construção de uma estrutura radier, uma fundação superficial de concreto armado que transmite o peso de maneira uniforme para o solo. A escolha levou em consideração o menor custo e impacto do projeto na área, a mesma onde está localizada a plataforma de concreto.

Empresa ainda será escolhida

“A localização do heliponto será mantida na posição da estrutura existente, com os ajustes para atender os requisitos de projeto. O projeto contempla a construção de uma via de acesso de veículos interligando a área do heliponto até o acesso do palácio. O acesso será pavimentado com piso intertravado. Para execução do piso deverá ser removido o calçamento e grama”, diz o estudo técnico.

O projeto prevê ainda a sinalização horizontal do heliponto com a pintura do piso com tinta epóxi antiderrapante azul e a pintura das marcações operacionais com tinta acrílica retrorrefletiva branca e amarela.

A pedido do GSI, o projeto inclui a instalação de luminárias de balizamento luminoso, ou seja, as luzes de orientação para os pilotos em voos noturnos.

A licitação para a obra foi aberta na terça-feira (9/4) e prevê a escolha da empresa responsável a partir da menor preço apresentado. A abertura das propostas acontece no próximo dia 23. O contrato terá validade de 180 dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?