Lira assume cargo na bancada do agro
Lira deixará a presidência da Câmara em fevereiro de 2025 e terá cargo de articulador da bancada no Nordeste
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Arthur Lira (PP-AL) assumirá um cargo na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Em 2025, depois que deixar a presidência da Câmara, ele ocupará a vice-presidência do grupo no Nordeste, responsável pela articulação na região. O parlamentar tem forte ligação com esse setor da economia.
O nome do deputado consta na chapa única registrada para a nova direção da FPA. A presidência do colegiado continuará com o paranaense Pedro Lupion, aliado de Lira no PP. Seu partido também ficou com um cargo-chave no Senado, onde Tereza Cristina (MS) assumirá o comando do grupo.
A Frente Parlamentar da Agropecuária conta com 306 deputados e 50 senadores. Esse número representa 59% dos 513 assentos na Câmara e 61% dos 81 no Senado. Por isso, é considerada uma das bancadas mais fortes do Congresso.
Lira deixará a presidência da Câmara em fevereiro. No ano passado, o deputado recebeu os votos de 464 deputados, dos 509 presentes à sessão que o reelegeu para o comando da Casa. Para sua sucessão, Lira conseguiu atrair o apoio da maioria dos partidos que integram a Câmara para seu candidato, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em conversas reservadas, ele descarta a possibilidade de assumir um ministério no governo Lula. Seu aliado, o ex-líder do PP André Fufuca, ocupa atualmente o Ministério do Esporte.