Lewandowski nomeia novos secretários no Ministério da Justiça
André Garcia e Jean Keiji Uema foram escolhidos por Lewandowski para as secretarias de Políticas Penais e Justiça, respectivamente
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, oficializou nesta sexta-feira (9/2) as nomeações de dois novos secretários da pasta. Os nomes André de Albuquerque Garcia e Jean Keiji Uema haviam sido anunciados na posse no ministro, no dia 1º de fevereiro.
André Garcia é procurador do Estado de Pernambuco e ocupava o cargo de secretário da Justiça do Espírito Santo até ser convidado por Lewandowski. Ele vai comandar a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), responsável pela administração dos presídios federais e do Fundo Penitenciário Nacional. Na gestão de Flávio Dino, o cargo era ocupado por Rafael Velasco Brandini.
Jean Keiji Uema é analista judiciário do Supremo Tribunal Federal (STF) e ocupava a chefia da assessoria especial da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, sob o comando de Alexandre Padilha. Uema é o novo secretário nacional da Justiça, cargo exercido por Augusto de Arruda Botelho nas administração de Dino.
Uema ficará responsável pela coordenação de acordos e formulação de políticas de cooperação jurídica internacional, civil e penal. O órgão também coordena a execução da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.