metropoles.com

Leilão de arroz: aliado de Tarcísio assume vaga em ministério de Lula

Guilherme Campos Júnior fez campanha para Tarcísio de Freitas em 2022 e vai ocupar vaga deixada por Nery Geller no Ministério da Agricultura

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Guilherme Campos Tarcísio
1 de 1 Guilherme Campos Tarcísio - Foto: Reprodução

Como a coluna antecipou em junho, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em São Paulo e aliado do governador Tarcísio de Freitas, Guilherme Campos Júnior, foi nomeado nesta terça-feira (9/7) para a Secretaria de Política Agrícola da pasta. Ele assume a vaga deixada por Nery Geller, que pediu demissão depois da polêmica envolvendo irregularidades na compra de 263 mil toneladas de arroz em um leilão.

A escolha desagrada representantes do governo que defendiam a indicação de um nome mais alinhado ao governo Lula. Em 2022, quando disputou o terceiro mandato como deputado federal, Guilherme Campos Júnior apoiou a candidatura de Tarcísio de Freitas, um dos principais aliados de Jair Bolsonaro, ao governo de São Paulo.

3 imagens
Guilherme Campos mantém "santinho" pedindo votos para Tarcísio no Instagram
Guilherme Campos e Tarcísio no Congresso dos Municípios em Campos do Jordão
1 de 3

Guilherme Campos ao lado do governador Tarcísio de Freitas no leilão do trem Intercidades

Reprodução
2 de 3

Guilherme Campos mantém "santinho" pedindo votos para Tarcísio no Instagram

Reprodução
3 de 3

Guilherme Campos e Tarcísio no Congresso dos Municípios em Campos do Jordão

Reprodução

O nome do ex-deputado foi indicado pelo PSD do ministro da Agricultura Carlos Fávaro e encaixava no perfil que o ministro buscava para o substituto de Geller: alguém que já integrasse o ministério e estivesse envolvido nas ações da pasta.

Nas redes sociais de Guilherme Campos Júnior ainda podem ser encontradas postagens da época da campanha de 2022, como um “santinho” onde o então candidato a deputado federal pedia votos para Tarcísio.

 Ele também aparece em diversas postagens recentes ao lado do governador, como no Congresso Estadual dos Municípios, realizado em março, em Campos do Jordão, e no leilão do trem Intercidades, em fevereiro, onde aparece em vídeo com Tarcísio.

Campos foi deputado federal entre 2007 e 2015 e presidente dos Correios entre 2016 e 2018. Em 2022, tentou retornar à Câmara Federal com o apoio de Tarcísio, mas não teve sucesso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?