metropoles.com

Kassio Munes Marques tende a frustrar expectativa da oposição sobre X

Kassio Nunes Marques é relator do pedido da oposição pela volta do funcionamento do X, antigo Twitter, suspenso por Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

STF
O ministro Kassio Nunes Marques, do STF, é o relator do caso do X.
1 de 1 O ministro Kassio Nunes Marques, do STF, é o relator do caso do X. - Foto: STF

Um dos 2 ministros do STF indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Kassio Nunes Marques tende a frustrar a expectativa da oposição em relação à volta do X, o antigo Twitter. Fontes da Corte indicam que a tendência é que o magistrado não determine a retomada da rede social no Brasil, ao contrário do que esperam bolsonaristas.

Kassio Nunes Marques foi sorteado relator da ação movida pelo Novo e apoiada por lideranças da oposição, que criticam o bloqueio da rede social determinado pelo ministro Alexandre de Moraes. A derrubada do X foi referendada pela primeira turma da Suprema Corte.

Sob reserva, líderes da oposição no Congresso garantem que observarão o desenrolar do caso e tratarão uma eventual decisão desfavorável como uma demonstração de “falta de coragem” e omissão na pauta da “defesa da liberdade de expressão”. Bolsonaristas já estão com um pé atrás com Kassio por conta de supostos acenos ao governo Lula. O último foi a presença do magistrado na posse de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça, o que agradou ao petista e irritou a oposição.

Uma saída para Kassio Nunes Marques não rejeitar diretamente o pedido é submetê-lo ao plenário do STF. Seria uma maneira de não ficar com a pecha de “engavetador” do pleito da oposição. Além disso, evitaria a criação de uma crise na relação com os colegas da Corte, uma vez que não há precedente, em toda a história do Supremo, de um ministro derrubar uma decisão referendada pelo colegiado.

O STF suspendeu as atividades da rede social no Brasil até que a empresa cumpra as ordens judiciais, pagando as multas e indicando seu representante legal no País. Além disso, foi determinada uma multa de R$ 50 mil para quem acessar a rede social através de mecanismos como a VPN.

Parlamentares desafiam STF e publicam no X

Enquanto isso, deputados bolsonaristas desafiaram o STF e fizeram publicações na rede social nesta terça-feira (03/09). Um deles foi Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. No antigo Twitter, ele criticou Alexandre de Moraes, pediu a anulação de todas as condenações aplicadas pelo magistrado, defendeu Elon Musk e ainda convocou apoiadores para a manifestação marcada para o feriado de 7 de Setembro.

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE), vice-líder da minoria na Câmara, também fez uma publicação nesta terça-feira. O parlamentar conseguiu, através de uma conexão Wi-fi promovida por um voo da Latam, tuitar e questionou: “Moraes vai me multar?”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?