metropoles.com

Justiça Eleitoral cancela show de Amado Batista, aliado de Bolsonaro

Decisão liminar foi proferida nesta sexta-feira, para impedir que show de Amado Batista beneficie atual prefeito na eleição municipal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado do cantor Amado Batista.
1 de 1 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado do cantor Amado Batista. - Foto: Alan Santos/PR

A Justiça Eleitoral determinou o cancelamento de um show de Amado Batista, artista ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que seria realizado no dia 1º de outubro de 2024, semana da eleição municipal, em Carnaubeira da Penha, no sertão de Pernambuco. A decisão atente a um pedido do procurador Critiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), contra a prefeitura.

A juíza Letícia Caroline de Castro Cavalcante entendeu ser “inequívoco que a realização do show pode gerar estados mentais capazes de influenciar o voto dos eleitores”. A ação aponta que o prefeito Elizio Soares Filho (MDB) mais que triplicou o orçamento para a festa de emancipação política da cidade, celebrada próxima a eleição.

“Causa espécie o atual prefeito da cidade de pequeno porte contratar um show de R$ 350 mil dias antes da realização das eleições municipais. É notória a influência política que a realização de shows musicais exerce em pequenas cidades do interior. Ainda mais faltando poucos dias para as eleições, como no caso”, argumentou o procurador.

Carnaubeira da Penha é um município com apenas 12.239 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso a prefeitura descumpra a decisão da Justiça Eleitoral e realize o show de Amado Batista, uma pena de R$ 350 mil reais deverá ser aplicada ao prefeito. Elizio Soares, porém, ainda pode apresentar recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?