metropoles.com

Juíza condena jornalista a 7 anos de prisão

O jornalista fez matérias denunciando suposto esquema de corrupção no São João de Caruaru, maior cidade do Agreste de Pernambuco.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
A juíza Andrea Calado da Cruz, que condenou jornalista a sete anos de prisão.
1 de 1 A juíza Andrea Calado da Cruz, que condenou jornalista a sete anos de prisão. - Foto: Reprodução

A juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), condenou o jornalista Ricardo Antunes a sete anos de prisão em regime fechado por calúnia, injúria e difamação. O comunicador responderá em liberdade.

A condenação é resultado de uma série de reportagens publicada por Antunes em seu blog, denunciando um suposto esquema de corrupção no São João de Caruaru, maior cidade do Agreste de Pernambuco.

A juíza entendeu que o jornalista alegou de “forma leviana” que a Justiça, na ocasião, negou um pedido do Ministério Público estadual para cancelar o Camarote Exclusive da empresa Festa Cheia devido a um suposto lobby do empresário Augusto Acioli e do deputado Felipe Carreras (PSB).

jornalista ricardo antunes (1)
Jornalista Ricardo Antunes

A Subseccional de Vitória de Santo Antão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com representação contra a juíza no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação não cita o caso de Antunes, mas aponta manipulação na distribuição de processos criminais, originados de inquéritos policiais.

Advogado de Antunes, o criminalista Paulo Sales afirma que o jornalista não poderia ter sido julgado por Andrea, porque a juíza abriu um boletim de ocorrência alegando ameaça do blogueiro. Isso a tornaria suspeita, na visão do jurista.

Esta não é a primeira vez que a Justiça determina a prisão de Ricardo Antunes. Em abril, Andrea determinou a detenção do jornalista por causa de matérias contra o promotor Flávio Falcão, do Ministério Público estadual pernambucano. Na ocasião, Antunes estava na Espanha de férias e só retornou ao Brasil quando seu pedido de prisão foi revogado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?