metropoles.com

José Guimarães: “Governo Lula quer preservar Congresso e STF”

Líder do governo na Câmara, José Guimarães defende atuação do Planalto para conter a crise das emendas entre o Legislativo e o STF

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Paiva/PT na Câmara
O deputado José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara, discursa durante sessão legislativa - Metrópoles
1 de 1 O deputado José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara, discursa durante sessão legislativa - Metrópoles - Foto: Gabriel Paiva/PT na Câmara

Líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE) afirmou que o Planalto vai agir para tentar conter a crise entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, por causa da interrupção do pagamento das chamadas “emendas Pix”. Nesta sexta-feira (16/08), a Corte referendou uma decisão do ministro Flávio Dino que interropeu o repasse até que mecanismos de transparência sejam adotados.

“O confronto do Congresso não é com o governo… Mas nós vamos atuar. Vou agir para formar um entendimento entre os Poderes, para preservar tanto o Supremo quanto o Congresso. Os três poderes não podem se digladiar. Nosso papel é buscar o diálogo e o entendimento”, afirmou José Guimarães à coluna.

Lula convocou os líderes do governo no Congresso para uma reunião na próxima segunda-feira (19/08), no Planalto, para conter a crise do Legislativo com o Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia do presidente é amarrar a estratégia com os parlamentares e, em seguida, reunir-se com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Um dos temores é que o Congresso aprove um Orçamento mais restritivo, que impeça o governo de fazer investimentos em obras estruturantes, como o PAC, no ano que antecede a eleição presidencial de 2026. No pior dos cenários, caso a crise perdure, os parlamentares podem encerrar 2024 sem votar o orçamento de 2025, fazendo o Executivo contar apenas com a liberação mensal de 1/12 do valor previsto para o custeio da máquina pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?